Florianópolis: a cidade com mais pistas de skate do país vai construir a maior delas

O projeto elaborado, doado pela empresa Spot Skateparks, de Porto Alegre, seguirá nos próximos dias para licitação. Será mais uma obra do Programa Praça Viva

Arte: Spot Skateparks

Arte: Spot Skateparks

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, vai encaminhar nos próximos dias para processo licitatório o projeto de construção da maior pista de skate street da cidade. Essa é a modalidade que rendeu duas das três medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 até a madrugada desta segunda-feira (26). Sendo que, uma delas foi pela adolescente Rayssa Leal, de 13 anos, que entrou para a história como a mais jovem atleta brasileira a ganhar medalha olímpica. A nova pista será mais uma obra do Programa Praça Viva.


A pista de 2.068,40 metros quadrados será construída na área verde de 4,6 mil metros quadrados que corresponde à Praça Jornalista Gustavo de Lacerda, no entroncamento entre a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes e a Rua Osmarino de Deus Cardoso, na Trindade. Ela fica ao lado da conhecida Praça da Trindade, em frente ao shopping Villa Romana. O projeto da pista foi doado pela empresa gaúcha Spot Skateparks, de Porto Alegre.


"As Olimpíadas estão mostrando que o País do Futebol é também o País do Skate, e Florianópolis está se transformando na Capital com mais pistas de skate", ressalta o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.


A Praça da Trindade, que conta com 4,2 mil metros quadrados, já dispõe de uma antiga pista de skate, que será demolida, em razão da construção da nova pista. Assim, na reforma geral pela qual passará a praça, e cujo projeto também está indo para licitação, a área da pista de skate existente será usada para ampliar o playground, inclusive, com acessibilidade. No mais, a Praça da Trindade terá a quadra poliesportiva e a quadra de areia revitalizadas; o pavimento interno remodelado, e vai ganhar academia de ginástica voltada à terceira idade e petplace, além de paisagismo.


As novas pistas de skate


Na atual gestão, a Prefeitura já construiu cinco pistas de skate públicas em Florianópolis, sendo duas delas street, na Área de Lazer e Esportes na Beira-Mar Continental, no Balneário e na Praça das Areias, no Morro das Pedras. As outras três novas pistas ficam na Praça do Carianos; no Red Park, no Rio Vermelho, e na Área de Lazer Rodrigo Nivaldo da Silva (CABEÇA), na Barra da Lagoa.


Também está prevista a construção de mais seis pistas de skate: no Parque de Coqueiros, no Mocotó, no Monte Cristo, na Lagoa da Conceição, na Tapera e em Canasvieiras.