Programa criado para apoiar Atletas e Paratletas de alto rendimento em competições já beneficiou mais de 20 novos talentos de Florianópolis
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer oferece o benefício do Bolsa Desportiva para atletas e paratletas de alto rendimento. O programa do Ministério do Esporte Brasileiro criado em 2005 para patrocinar, individualmente, atletas e paratletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de cada modalidade é um verdadeiro avanço para os esportistas que merecem todo reconhecimento, apoio e incentivo na trajetória.
Primeiro Lote
No primeiro lote, o Edital de Chamamento Público para concessão do Bolsa Desportiva Municipal, destinado a atletas e paratletas, interessados em serem contemplados com uma Bolsa Desportiva de Rendimento, saiu através de credenciamento, o qual a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME) disponibilizou o número limite de bolsas ofertadas. Os atletas fizeram o cadastro e passaram por uma comissão, que avaliou quais e quantos seriam beneficiados.
As categorias eram:
Categoria jovem - atletas com idade entre 14 a 19 anos.
Sendo elas: Jiu-jitsu; Surf; Tênis; Skate; Taekwondo e Tênis de Mesa.
Categoria adulto - atletas com idade de 20 anos e superior.
Sendo elas: Ciclismo; Karatê Full; Karatê; Remo; Surf; Patinação; Skate; Tênis de Mesa e Triathlon.
Categoria destaque - promitente adulto com idade de 20 anos e superior.
Sendo elas: Basquete 3x3 e Vôlei de Praia.
Categoria paratleta - a partir de 14 anos.
Sendo elas: Atletismo; Jiu-jitsu; Ciclismo e Natação.
Ao todo 26 pessoas foram beneficiadas com o primeiro lote com bolsas de R$600 a R$1.000, que serão pagas durante o período de agosto até dezembro de 2021. Os termos de adesão já foram assinados pelos bolsistas que receberão a primeira parcela do benefício ainda neste mês.
Segundo Lote
Será publicado nesta quarta-feira (18), em Diário Oficial, o Edital do segundo lote do benefício. As inscrições vão do dia 18/08 a 02/09 até às 19h.
As bolsas desportivas serão distribuídas entre três categorias:
Adulto - atletas com idade a partir de 20 anos e superior.
Sendo elas: Jiu-jitsu; Atletismo; Judô e Xadrez.
Categoria paratleta – a partir de 14 anos.
Sendo elas: Remo e Bocha.
Categoria jovem – atletas com idade entre 14 e 19 anos.
Sendo elas: Ginástica Rítmica; Ginástica Artística; Jiu-jítsu; Atletismo; Judô e Xadrez.
Sobre o Edital
O edital é regido pela Lei Ordinária de Florianópolis nº 9.936/2015 bem como pelo Decreto Municipal nº 15.685/2016 e suas atualizações que institui no município o programa bolsa desportiva municipal; e subsidiariamente pela Lei Federal nº 10.891/2005 regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.342/2005, alterado pelo Decreto Federal nº 7.802/2012.
O bolsista do Programa Bolsa Desportiva Municipal de Florianópolis deverá utilizar cada parcela do recurso no prazo máximo de 50 (cinquenta) dias contados a partir da data da transferência e terá o prazo de 15 (quinze) dias contados, a partir da utilização integral e/ou parcial dos recursos, para enviar a prestação de contas pela plataforma do Sistema de Parcerias da Prefeitura. Os valores não utilizados no período de 50 (cinquenta) dias deverão ser restituídos à Fundação Municipal de Esportes. A não prestação de contas ou a sua não aprovação suspenderá o próximo repasse, ficando o bolsista obrigado a restituir os valores recebidos, caso não sanada as restrições apuradas.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ed Pereira, o maior desafio foi a regulamentação e a reativação do programa na Capital. "Por muito tempo o bolsa atleta não estava regulamentado em Florianópolis. Lutamos pela reativação desse programa na esfera municipal e agora está decretado. Outras etapas virão! A segunda será publicada em Diário Oficial na próxima semana onde novas modalidades serão contempladas. Quem sabe não veremos outros nomes manezinhos em Paris, nas Olimpíadas de 2024?!", afirma.
Inscrições:https://investidor.bussolasocial.com.br/esportesfloripa/editais/bolsadesportiva2021