Passarela da Beleza: "Eu quero ajudar outras pessoas, é possível sair dessa" diz homem em situação de rua

Foto: divulgação PMF

Foto: divulgação PMF

Oseias Cruz Machado tem 43 anos e está há 3 meses na Passarela da Cidadania, abrigo para pessoas em situação de rua da Prefeitura de Florianópolis. O homem veio para Capital após histórico de dependência química e hoje, além de tratamento, utiliza a literatura para transformar sua vida.


"Eu amo ler. Os livros mudam a gente e mudam para melhor", comenta. Oseias está estudando no CEJA e, após concluir o Ensino Médio, pretende ingressar em um curso técnico de enfermagem e, mais tarde, em ciência política.


"É possível se recuperar. Aqui nos ajudam, mas se a gente quiser se ajudar temos oportunidades também. Eu estou abrindo meu próprio caminho", conclui.


Ao lado de Oseias, outro amante da leitura escuta a conversa. Romulo Zanini de 37 anos está há 2 meses e meio na Passarela da Cidadania. Ele estava animado com o Passarela da Beleza e elogiou a organização: "Está maravilhoso, estávamos precisando dar um ânimo. As pessoas precisam de oportunidades", comentou enquanto folheava novos livros adquiridos por doações no evento.


Além da doação de livros, o Passarela da Beleza conta com doações de roupas, kits de higiene e limpeza, músicas, cultura, maquiagem, esmaltação de unhas, confecção de currículos e muito mais. O evento é uma parceria entre Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, ONG Nurrevi, IGEOF e voluntários da Fundação Somar.


Uma equipe de sensibilização também foi montada para chamar pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis para acolhimento na Passarela da Cidadania.