Trato Pelo Capivari ultrapassa 4.350 imóveis inspecionados em Ingleses

Balanço do programa, renovado em julho, aponta que esgoto na pluvial é o segundo problema mais comum; últimas ações especiais resultam em 30 lacres e 23 multas

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari completou, desde a sua renovação em julho de 2021, 1.368 inspeções de esgoto em Ingleses, aponta balanço atualizado nesta semana. Somando aos números do primeiro ano de atuação, em 2020, já são 4.384 imóveis vistoriados pelo programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, no bairro do Norte da Ilha.


Ao todo, a partir de sua retomada, o Trato inspecionou 1.130 imóveis e fez 238 retornos – quando o responsável por uma casa, comércio ou condomínio considerado irregular agenda uma segunda inspeção para comprovar que regularizou suas ligações sanitárias.


O último balanço conclui que 284 imóveis (25%) seguem com ligações de esgoto com algum tipo de irregularidade, contra 846 (75%) que encontravam-se regulares em 1ª inspeção ou se regularizaram após atuação do programa.


Neste universo, o Trato Pelo Capivari vistoria tanto locais atendidos por rede coletora quanto os que possuem sistemas individuais de tratamento (fossa) – o segundo tipo, com ligações mais simples, tende a apresentar menos problemas, o que ajuda a explicar a taxa mais baixa de imóveis irregulares.


Com relação às irregularidades sanitárias, inadequações de caixa de gordura representam o problema mais comum, em 339 casos (59% do total). Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, é o segundo, detectado em 121 imóveis (21%), seguido de conexão parcial à rede de esgoto, em 66 (12%).



Ações especiais– Além das inspeções, o Trato Pelo Capivari atua com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em ações especiais de fiscalização com a Floram e a Vigilância Sanitária.


O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre-se a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.


Desde julho de 2021, o Trato Pelo Capivari realizou 17 operações especiais, com um total de 30 lacres – que interrompe de imediato o fluxo irregular –, 23 multas e 20 intimações.


O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.


A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).