Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon Municipal, interditou dois estacionamentos na Praia Mole, no Leste da Ilha. Os locais foram fechados pois não tinham placas de identificação que deixassem explicito ao consumidor os valores cobrados pelo estacionamento. A Prefeitura já havia orientados os estacionamentos na semana passada a deixarem os preços explícitos ao público na entrada dos locais.
"O Procon já havia comparecido aos locais e feitos todas orientações para a adequação. Como elas ainda não foram acatadas, os estacionamentos foram fechados até que eles cumpram as determinações", ressaltou Rodrigo Cássio, secretário-adjunto da Defesa do Cidadão.
Para regularizarem a sua situação, os estacionamentos deverão as instalar as placas com a tabela de preços em local visível para os consumidores. Feito isso, o Procon comparecerá aos locais novamente para liberar a atuação dos estacionamentos.
"O Código de Defesa do Consumidor determina que esses locais deixem claro para o cidadão sobre os preços cobrados pelo estacionamento. Dessa forma ele tem a segurança de que não haverá variação de preço", explicou Erádio Manoel Gonçalves, Secretário de Defesa do Cidadão.
Durante todo o verão, o Procon de Florianópolis estará atuando nas praias para garantir que não haja cobrança de preços abusivos e outras práticas que desrespeitem o Código de Defesa do Consumidor. As denúncias e reclamações podem ser feitas diretamente pelo site https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/procon/ ou e-mail [email protected].