Transporte coletivo terá desconto para uso em horários de baixo movimento e outras vantagens, confira!

Transporte coletivo 2022: Com pacote de ações, Prefeitura de Florianópolis implementa descontos e gratuidades para tornar ônibus ainda mais vantajoso para população

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, está preparando um cronograma de ações no transporte coletivo para o próximo ano: Tarifa Vai e Vem, Domingo na Faixa, além de desconto em viagens fora do horário de pico, a facilitação do pagamento das passagens de ônibus com pix, cartão de crédito e débito, e carregamento online e do acréscimo de 1700 horários de ônibus. Além disso, não será feito nenhum reajuste no valor das passagens para 2022, mantendo os atuais valores para o próximo ano. O pacote de ações começa a valer a partir do mês de janeiro.


Tarifa Vai e Vem


Com a tarifa Vai e Vem será possível ir e voltar para qualquer lugar da cidade pagando apenas uma passagem. Durante 3 horas será possível utilizar o ônibus convencional para qualquer direção quantas vezes quiser pagando apenas uma tarifa. Por exemplo: quem mora no Campeche poderá vir até o Centro da cidade e voltar para o Campeche com apenas uma passagem, desde que o tempo utilizando o cartão da primeira até a última vez seja de até 3 horas. A ação passa a entrar em vigor a partir do dia 25 de janeiro.


Domingo na faixa


Todo último domingo do mês será com tarifa zero para o transporte coletivo de Florianópolis. Nos outros domingos do mês, será realizada a tarifa Vai e Vem. A ação entra em vigor a partir do dia 30 de janeiro.


Passagem mais barata fora dos horários de pico


Fora dos horários de pico, a passagem de ônibus ficará R$1,00 mais barata. O objetivo é trazer novos usuários, espalhando melhor o número de passageiros nas linhas de transporte coletivo. A ação passa a entrar em vigor no dia 18 de janeiro.


Os horários com desconto serão:


*- Das 9:00 às 11:00*

*- Das 14:00 às 16:00*

*- Das 20:00 às 24:00*



Busão do Bairro


Com o propósito de incentivar o uso do transporte coletivo para deslocamentos curtos dentro dos bairros, será implantada a operação de linhas circulares mais baratas. Por exemplo: quem mora no Santinho e quer ir até os centrinho Ingleses poderá utilizar uma dessas linhas circulares mais barata para fazer o seu deslocamento. A ação passa a valer a partir da segunda quinzena de janeiro.


Madrugadão


Serão 10 linhas com novos itinerários, em bairro residenciais, locais com maior demanda e com vida noturna mais ativa. A ação passa a valer a partir do dia 05 de janeiro.


Sistema Pague Fácil


O pagamento da passagem do transporte coletivo será facilitado, podendo ser feito através de pix, cartão de crédito e débito, e carregamento online do cartão de transporte. A ação passa a valer a partir do mês de fevereiro.


Mais novidades no transporte coletivo de Florianópolis



Em janeiro, serão acrescidos 1700 horários de ônibus, sendo 800 colocados a disposição a partir do primeiro mês de 2022 e com o retorno das aulas, serão colocados mais 900 horários até março.

"Nós entendemos que manter a tarifa sem reajuste era preciso, já que as pessoas vem sofrendo uma série de dificuldades financeiras por conta da pandemia. Foi uma ação muito estudada, pensada com responsabilidade, para equilibrarmos os valores e não repassarmos nenhum aumento para a população e favorecer a retomada econômica. Mas conseguimos ir além disso: vamos manter a tarifa e vamos dar descontos. Queremos que essas ações não só aliviem o bolso das pessoas, mas que também melhorem a mobilidade da nossa cidade. Incentivando o uso do transporte coletivo, estaremos diminuindo o trânsito e as filas que acontecem especialmente no verão", afirma o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro.