Após festas de fim de ano, casos de Influenza e Covid-19 aumentam procura em UPAs, hospitais e clínicas

Foto: leitor Portal Norte da Ilha

Foto: leitor Portal Norte da Ilha

Nos últimos dias o Portal Norte postou nas redes sociais vídeos e fotos enviados por nossos leitores da grande movimentação do lado de fora das Unidades de Pronto Atendimento de Florianópolis.

Na UPA Norte, em Canasvieiras, há relatos da alta demanda desde a virada de ano que resultou em grande movimento no interior e pessoas aguardando atendimento do lado de fora da unidade.

O mesmo vem ocorrendo nas demais UPAs da cidade.

No Centro de Saúde dos Ingleses houve registro de tumulto durante o dia de hoje e foi necessária a presença da Polícia Militar para acalmar os ânimos dos mais exaltados.


" Faz três dias que vou na UPA e me mandam para o postinho do Rio Vermelho chegando lá minha mulher e meu filho não são atendidos", contou o leitor Deivid Ribeiro.


Pressão não é apenas no serviço público

As clínicas particulares do Norte da Ilha também tinham filas anormais e grupos de pessoas aguardando do lado de fora, conforme o registro feito por nossa leitora em Canasvieiras.

Canasvieiras - grande movimento do o lado de fora de clínica particular


Nota do Hospital Florianópolis põe luz aos motivos da superlotação

Casos respiratórios, principalmente Influenza, representaram um aumento de 215% no movimento Hospital Florianópolis do dia 31/12 a 03/01. Veja a nota completa abaixo:


A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis informou que, nas últimas 48h, já foram identificados 1.071 novos casos de COVID-19 por serviços de saúde de Florianópolis

(independentemente do endereço de residência), refletindo a sobrecarga dos serviços de saúde). Este número pode ser ainda maior, uma vez que ainda estamos recebendo resultados de exames realizados ontem.

Além disso, 40 a 53% dos testes realizados nos últimos dias têm resultado em positivos para covid. Esta taxa de positividade é extremamente alta e, além de indicar a predominância do SARSCOV-2 nas síndromes respiratórias em andamento, indica subdiagnóstico e perda de controle sobre a epidemia (taxa de positividade esperada deve ser de menos de 5%)


A Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.