Procon estadual fecha 11 agências bancárias, uma delas no Norte da Ilha

As agências insistiam em descumprir a lei do tempo máximo de espera na fila

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Mesmo após terem sido notificadas pelo PROCON SC, as agências bancárias insistem em não retornar com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas.


Desde o início da quarentena, no ano passado, o Banco Central, permitiu que as agências bancárias de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social.


Porém, com a retomada das atividades e as medidas de flexibilização, o órgão vem recebendo diversas denúncias sobre a forma como o consumidor vem sendo atendido pelas instituições, com relatos de fila de espera de até 2 horas para a retirada das senhas, fora o atendimento. Isto sem acesso a água, cadeiras para descanso ou banheiros.


Visando garantir os direitos destes consumidores e de todos os que precisam de tais serviços bancários, o PROCON SC, por meio de uma Medida Cautelar, determinou a suspensão das atividades das agências bancárias da Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, até que estas apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere á distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência.

No bairro Ingleses agência fechada é a Caixa Econômica Federal.


O órgão também exige a organização das filas de atendimento com distância mínima de dois metros entre os consumidores.

Leia também: Ingleses terá aplicação de inseticida nesta quarta (16), veja em quais ruas - Portal Norte da Ilha


"Nós não vemos justificativa plausível para que essas agências continuem com o tempo de atendimento reduzido, deixando o consumidor em uma situação constrangedora, se o fato deles entrarem nas agências, pelo período regular de 15 minutos, não representa risco à saúde dos funcionários e nem dos próprios clientes", afirma o diretor do órgão, Tiago Silva.

O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em pagamento diário de multa de R$ 100 mil, além de caracterizar como crime de desobediência.

Também será instaurado um processo administrativo e as empresas terão o prazo de 10 dias para apresentar uma defesa.