Florianópolis foi eleita em 2021 como a melhor atenção primária do Brasil, segundo levantamento do "Desafio dos Municípios". A Capital com um alto índice de desempenho, tem 88% das unidades da rede municipal de saúde coordenadas por mulheres. Além deste número, 76% dos servidores e trabalhadores da Secretaria de Saúde são mulheres.
Uma das profissionais é Talita Cristine Rosinski, trabalha na Secretaria de Saúde há 14 anos e atualmente é diretora da Diretoria de Atenção à Saúde, que gerencia Centros de Saúde e UPAS da Capital.
"Trabalhar como profissional na rede de saúde de Florianópolis é um imenso desafio e um grande orgulho. Considerando que essa Capital é reconhecidamente uma das cidades com melhor sistema de saúde do Brasil faz com que nossa responsabilidade seja muito grande. Manter essa posição de excelência exige do profissional estudo e dedicação. Trabalhar em uma rede predominantemente composta por mulheres é um plus. Ver as colegas ascenderem, se desenvolverem e inspirar outras mulheres, assumindo posições de liderança é muito motivador", comenta a enfermeira e diretora Talita.
Iranilde Sousa Teodoro, também faz parte da história da construção para uma saúde pública melhor em Florianópolis. Iranilde é auxiliar de serviços gerais, e atua para deixar tudo limpo e desinfetado, auxiliando a não propagação de vírus e outras doenças, apoiando diariamente os profissionais. Ela trabalha há 5 anos na Secretaria de Saúde, e comenta com alegria sobre seu trabalho.
"Eu gosto de trabalhar aqui, porque me sinto em família aqui. Passo muito tempo aqui e aprendi a amar a todos", comenta Iranilde.
A Secretaria de Saúde de Florianópolis, parabeniza todos os profissionais de saúde e seguirá diariamente atuando para promover autonomia sobre seus próprios corpos, acolhimento e saúde pública para mulheres da Ilha.