Atualização sobre as chuvas em Florianópolis: alagamentos no Norte da Ilha

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Defesa Civil Municipal, informa que o volume de chuva acumulada registrado foi de 113 mm desde segunda-feira (2). Na tarde desta terça-feira (3), uma nova reunião multisetorial, com coordenação do Prefeito Topazio Neto e secretário de Segurança Pública, Araújo Gomes, foi realizada para definir as estratégias de trabalho dos órgãos nas próximas horas para minimizar os impactos causados pela chuva. A Previsão é que nas próximas 12 horas a carga de chuva aumente, o que deixa as equipes em alerta.


Foram identificados pontos isolados de alagamento pela cidade durante o dia, principalmente nos bairros Campeche, Rio Vermelho e Ingleses. A Secretaria de Infraestrutura tem disponíveis 8 caminhões hidrojato e fez a retirada da água acumulada onde necessário.

Veja alguns alagamentos registrados no Norte da Ilha



Até o momento a Prefeitura não tem nenhum serviço essencial afetado pelas chuvas. Unidades de saúde e de educação devem funcionar normalmente nesta quarta-feira (4).


O monitoramento da situação prossegue com Defesa Civil (meteorologia e chamadas 199), e Guarda Municipal (trânsito e pontos de alagamento). Os voluntários treinados pelo Curso de Voluntariado em Emergências foram acionados para ficar em alerta.


Doações


A Fundação Somar Floripa antecipou o início da campanha de cobertores e está recolhendo arrecadações. Também já foram doadas 200 cobertas para a Passarela da Cidadania para atender a demanda de pessoas em situação de rua acolhidas com a chuva.


As doações podem ser entregues na sede da Fundação em Santo Antônio de Lisboa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na Rua Padre Lourenço R. de Andrade, nº 180. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Somar via WhatsApp: (48) 98441-0217.


Pós chuvas


Assim que a chuva cessar e o tempo estiver estabilizado, a Prefeitura de Florianópolis iniciará uma força-tarefa para recuperar os pontos impactados. Serão feitos reforço da coleta, reparos na via, verificação de risco em pontos identificados como de risco, drenagem e limpeza de bueiros e valas. Vale ressaltar que valas e bueiros são limpos regularmente como forma de prevenção.