Após crimes recentes, moradores pedem por mais segurança em bairro do Norte da Ilha

Foto: arquivo Portal Norte da Ilha

Foto: arquivo Portal Norte da Ilha

O Portal Norte da Ilha mostrou com exclusividade que em menos de dez dias, dois crimes de execução foram registrados no bairro Rio Vermelho em Florianópolis (Reveja a reportagem aqui). Os casos foram no dia 29/04 e 07/05.

A Delegacia de Homicídio da capital está a frente das investigações destes crimes recentes e apura a relação nas mortes com o tráfico de drogas na região. Não foram divulgados detalhes dos casos para não atrapalhar as investigações.

Em meio a este contexto de insegurança, estão os moradores assustados que procuraram a reportagem do Portal Norte da Ilha. "Como podemos ficar tranquilos com estas mortes próximas de nossas casas?", questionou a dona de casa Romilda Pisimonha.

Ela conta que considera o bairro Rio Vermelho um bairro tranquilo, reside no local há três anos, mas que o aumento da criminalidade está tirando seu sono.

"Assusta e preocupa, imagine se nessas mortes algum tiro atinge um morador que nada tem a ver com a briga deles. Está muita insegurança por aqui, toda hora acontece algo".

Outro morador, Adenir Silva critica a falta de policiamento no bairro e ausência do poder público.

"Não tem posto policial no Rio Vermelho e o bairro cresceu demais. As viaturas da PM passam aqui de vez em quando e só quando acontece algo, aí já é tarde. Tem que haver policiamento preventivo para não deixar a bandidagem se criar. O bairro que tem três vereadores é uma vergonha! Estamos abandonados", protestou.

Não é a primeira vez que moradores se manifestam por mais segurança no bairro, já houve passeatas com faixas e cartazes na Rodovia João Gualberto Soares em 2021 pedindo a implantação de um posto policial no bairro, mas mesmo com o apelo comunitário, a reinvindicação não foi atendida.

A exemplo do que acontece no bairro vizinho, Ingleses, comerciantes também relatam que furtos e roubos são constantes.

"Roubaram minha moto de dentro da minha empresa, mesmo com câmera de segurança. Tá feia a coisa", disse um comerciante que não quis se identificar.

A alta dos índices de criminalidade no bairro coincide com a recente mudança de comando da 2ª CIA dos Ingleses, responsável pela área.

O Portal Norte da Ilha tentou insistentemente obter uma posição do 21º Batalhão sobre as reclamações dos moradores, mas até o momento não recebeu resposta.