Após reportagem do Portal Norte da Ilha, reunião é realizada sobre segurança no Rio Vermelho

A expectativa dos moradores é que ocorra um maior policiamento na região por conta também de uma onda de furtos na região do Muquém.

Foto: leitor Portal Norte da Ilha

Foto: leitor Portal Norte da Ilha

Após ampla repercussão da reportagem EXCLUSIVA do Portal Norte da Ilha mostrando os casos recentes de crimes no bairro Rio Vermelho, uma reunião foi realizada nesta sexta-feira (13), na sede do 21°Batalhão de Polícia Militar do Norte da Ilha.

As definições da maneira que serão feitas as ações não foram divulgadas por questões internas e de segurança.

A expectativa dos moradores é que ocorra um maior policiamento na região por conta também de uma onda de furtos na região do Muquém. O homem da foto foi capturado pelos próprios moradores em plena luz do dia: "Subiu as escadas do meu apartamento onde tinha deixado um tênis na porta e levou. Mas conseguimos pegar", contou o morador Eduardo Tasca.


O comandante do 21°BPM, Tenente Coronel Pablo Neri, também manteve contado com o nosso editor-chefe Moacir Oliveira, informando que a PM está presente no bairro, mas que alguns fatores, como o aumento das invasões estão refletindo nas ocorrências no bairro. Também destacou que não se trata só de ação de polícia porque há questões sociais envolvidas.

O Portal Norte da Ilha mostrou com exclusividade que em menos de dez dias, dois crimes de execução foram registrados no bairro Rio Vermelho em Florianópolis (Reveja a reportagem aqui). Os casos foram no dia 29/04 e 07/05.

A Delegacia de Homicídio da capital está a frente das investigações destes crimes recentes e apura a relação nas mortes com o tráfico de drogas na região. Não foram divulgados detalhes dos casos para não atrapalhar as investigações.

Em meio a este contexto de insegurança, estão os moradores assustados que procuraram a reportagem do Portal Norte da Ilha. "Como podemos ficar tranquilos com estas mortes próximas de nossas casas?", questionou a dona de casa Romilda Pisimonha.

Ela conta que considera o bairro Rio Vermelho um bairro tranquilo, reside no local há três anos, mas que o aumento da criminalidade está tirando seu sono.

"Assusta e preocupa, imagine se nessas mortes algum tiro atinge um morador que nada tem a ver com a briga deles. Está muita insegurança por aqui, toda hora acontece algo".

Outro morador, Adenir Silva critica a falta de policiamento no bairro e ausência do poder público.

"Não tem posto policial no Rio Vermelho e o bairro cresceu demais. As viaturas da PM passam aqui de vez em quando e só quando acontece algo, aí já é tarde. Tem que haver policiamento preventivo para não deixar a bandidagem se criar. O bairro que tem três vereadores é uma vergonha! Estamos abandonados", protestou.

Não é a primeira vez que moradores se manifestam por mais segurança no bairro, já houve passeatas com faixas e cartazes na Rodovia João Gualberto Soares em 2021 pedindo a implantação de um posto policial no bairro, mas mesmo com o apelo comunitário, a reinvindicação não foi atendida.

A exemplo do que acontece no bairro vizinho, Ingleses, comerciantes também relatam que furtos e roubos são constantes.

"Roubaram minha moto de dentro da minha empresa, mesmo com câmera de segurança. Tá feia a coisa", disse um comerciante que não quis se identificar.

A alta dos índices de criminalidade no bairro coincide com a recente mudança de comando da 2ª CIA dos Ingleses, responsável pela área.