Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Ambas lançavam esgoto diretamente no Rio Capivari; operação do Programa da Ambiental da CASAN foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária

Foto: divulgação / Trato

Foto: divulgação / Trato

O Trato Pelo Capivari lacrou, nesta segunda-feira (16), duas ligações clandestinas que lançavam esgoto diretamente no Rio Capivari, em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial do Programa Ambiental da CASAN realizada em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA).


As duas tubulações foram lacradas em um mesmo condomínio na Rua Flor do Campo Limpo – uma delas era o extravasor da fossa do imóvel e a outra lançava os efluentes da máquina de lavar roupa, ambas direcionadas para o rio que deságua na praia. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.


Após denúncias da comunidade local, o programa também detectou extravasamento de esgoto a céu aberto em dois imóveis multifamililares localizados na já citada Rua Flor do Campo Limpo e na Servidão Rosa Ana da Conceição. Os responsáveis foram intimados pela VISA para fazer a sucção e limpeza das fossas, que transbordavam até a rua e atingiam a rede de drenagem pluvial. Ao todo, seis imóveis foram fiscalizados na operação.


As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.


O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.


O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.


A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).