Florianopolis #CULINÁRIA

Inscrições para o concurso de gastronomia Festival Enchefs seguem até o dia 27 de maio

Competição é aberta para chefs e profissionais de coquetelaria. Eliminatórias serão em Florianópolis, Joinville, Concórdia, Blumenau e Criciúma

Por redação

18/05/2022 às 11:30:02 - Atualizado há

Estão abertas até o dia 27 de maio as inscrições para o Festival Enchefs SC, a etapa catarinense que indica representantes para o prêmio nacional Dólmã – o Oscar da Gastronomia Brasileira. As disputas contarão com eliminatórias regionais nas unidades do Senac de Florianópolis, Joinville, Concórdia, Blumenau e Criciúma, de 6 e 14 de junho.

Este ano, serão contempladas as categorias profissional para cozinha (com duas vagas para os finalistas) e profissional de coquetelaria (com uma posição). As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.janeteborges.com.br/enchefs-sc e custam R$ 38,50.

A etapa estadual, com os finalistas da regional, ocorrerá dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis. Já a final nacional será em Macapá (AP), em agosto. A edição catarinense é uma iniciativa da Embaixadora do Festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora da edição de 2019 e participante da primeira edição do reality "Mestre do Sabor".

"O Festival Enchefs é uma oportunidade única de vivenciar o melhor da gastronomia catarinense. Nossos profissionais – tanto de cozinha quanto de coquetelaria – estão entre os melhores do país", afirma Janete. Segundo ela, o objetivo do festival vai muito além de trazer um prato ou bebida para a disputa. "Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores do nosso Estado e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais", destaca a chef.

Um dos critérios de avaliação é a relevância regional que o prato ou o coquetel tem para Santa Catarina. "Queremos valorizar a nossa biodiversidade, os saberes e fazeres locais, respeitar a sazonalidade do ingrediente, conhecer quem produz e como produz. É trazer "ao palco" ingredientes e produtos locais esquecidos, pouco conhecidos ou em risco de desaparecer", analisa Nathália Bernardinetti, responsável pelo Observatório da Gastronomia e membro da comissão organizadora do evento.

Comunicar erro
Portal Norte da Ilha

© 2022 Copyright 2020 - Todos os direitos reservados Portal Norte da Ilha. Proibida a reprodução em jornais ou sites sem a devida autorização.
Portal Norte da Ilha, Florianópolis SC - Tel (WhatsApp) (48) 99969.8831

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Norte da Ilha