Inseticida contra a dengue será aplicado nos Ingleses. Veja orientações

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Florianópolis é um dos municípios de Santa Catarina infestados pelo mosquito Aedes aegypti, com mais de 4.000 focos apenas neste ano. Em 12 de abril de 2022, foi publicado o Decreto n. 23.790, que trata de situação de emergência e epidemia de dengue no município. O Programa de Controle do Aedes aegypti desenvolve atividades operacionais de campo, como a pulverização de inseticida em regiões em surto/epidemia ou infestadas pelo mosquito com casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika vírus.

A equipe de campo do Programa aplicará o inseticida Cielo na data de 19/05 nos bairros Ingleses e Capivari, a partir das 17h. O produto é recomendado pelo Ministério da Saúde para ações de controle de fêmeas adultas de Aedes aegypti. Para mais informações sobre o produto, vide Nota Técnica do Ministério da Saúde no 1/2020-CGARB/DEIDT/SVS/MS.

Durante a aplicação, solicitamos que mantenha portas e janelas abertas, e cubra alimentos, roupas, bebedouros e aquários. Os animais de estimação devem ser mantidos nos fundos do imóvel.

Neste ano, a aplicação do inseticida Cielo foi realizada em diferentes bairros, como Jurerê Internacional, Ingleses, Campeche, Lagoa da Conceição, Estreito, Trindade, Agronômica, Itacorubi, Centro, Coloninha, Capoeiras, Córrego Grande, entre outros.

Ressaltamos ainda que a melhor estratégia de controle de mosquitos é eliminar ou alterar (vedar, telar, furar...) depósitos com acúmulo de água, e que a pulverização isoladamente tem eficácia limitada.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, 3338-9004.