O que são estes postes metálicos 'misteriosos' às margens da SC 401? O Portal explica

Foto: Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

O Portal Norte da Ilha recebeu fotos e vídeos dos leitores questionando o que são os inúmeros postes metálicos 'misteriosos' que surgiram às margens da SC 401, no Norte da Ilha.
Em contato com a assessoria de imprensa da CELESC recebemos o esclarecimento sobre as estruturas implantadas na região. Confira!


"A Celesc informa que os postes metálicos às margens da SC-401, em Florianópolis, integram o trecho aéreo da Linha de Distribuição 138 kV Ratones, da própria Celesc, que está em execução e tem previsão de término para o fim do primeiro semestre. São duas linhas construídas nessa obra, para distribuir a energia a partir da Subestação (SE) Ratones, que também está sendo executada. A SE, no entanto, é de responsabilidade de outra empresa.

Os trabalhos para a construção das linhas da Celesc iniciaram no ano passado, assim que a licença ambiental de instalação foi concedida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram). As linhas de distribuição estão sendo construídas com um trecho de aproximadamente 2,7 quilômetros de extensão em circuito aéreo, e em um trecho de aproximadamente 2,16 quilômetros em circuito isolado e subterrâneo.

A entrada em operação da SE Ratones, que operará em tensões de 230 e 138 kV, representará um aumento na capacidade nos sistemas de energia elétrica que atendem a Ilha de Santa Catarina, passando dos atuais 1.284 MVA para 1.584 MVA - um aumento de aproximadamente 23% de capacidade instalada.

Esse reforço representará uma diminuição dos carregamentos das linhas e equipamentos no restante dos sistemas elétricos da região metropolitana, melhorando o atendimento em toda a Grande Florianópolis."

VEJA O VÍDEO E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL