PF faz apreensão em imóvel no Norte da Ilha por suspeita de fraude no auxílio emergencial

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal em Florianópolis, com vistas a reprimir fraudes contra a concessão do benefício de auxílio emergencial, instituído pelo Governo Federal para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19.

A ação desta manhã, realizada em imóvel localizado no norte da Ilha de Santa Catarina, tem o objetivo de reunir mais elementos probatórios para delinear aspectos relacionados a materialidade e autoria dos crimes investigados, descobrir a participação de autores ocultos e verificar caminhos para a eventual recuperação dos valores desviados ilegalmente.

Os dados apurados nas investigações indicam que o investigado abriu contas bancárias e desviou valores de beneficiários do auxílio emergencial mediante uso de boletos bancários fraudulentos, valendo-se de dados de terceiros inocentes, gerando transtornos a diversas vítimas e prejuízos ao erário. A mobilização de hoje significa a concretização de mais uma etapa da investigação, que há mais de dez meses apura desvios de recursos destinados a mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19.

Durante a realização das buscas foram encontrados e apreendidos diversos dispositivos eletrônicos que podem ter sido utilizados durante as fraudes perpetradas. O inquérito policial segue em curso, buscando-se apurar o envolvimento de outras pessoas ou a ocorrência de novos fatos criminosos conexos. Os investigados poderão ser indiciados pela prática do crime de furto mediante fraude, cuja pena pode atingir até 8 anos de prisão.