Iniciadas as obras de revitalização da SC-403, nos Ingleses

As obras, que incluem a implantação da primeira ciclovia central em rodovia estadual em Santa Catarina, vão beneficiar o trecho de quase 3 km municipalizado

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis iniciou a revitalização da SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), nos Ingleses, no Norte da Ilha, no trecho municipalizado. As obras começaram logo após a descida do morro, em direção à praia, pela restauração do sistema de drenagem. A obra é tida como inédita, já que será a primeira vez que uma via pública do tipo em Santa Catarina terá ciclovia bidirecional (nos dois sentidos) no canteiro central. O pacote de serviços, que representam um investimento no valor de R$ 8.077.000,00, está sendo conduzido pela Secretaria de Infraestrutura. "Ingleses é um dos bairros que mais cresce na cidade e a região toda será beneficiada com esta obra", diz o prefeito Topázio Neto.

O canteiro central será alargado para dar lugar à ciclovia e, consequentemente, as pistas de rolamento serão deslocadas. A ciclovia terá pavimento asfáltico e será executada no mesmo nível das pistas, bem como acessada por faixas de pedestres.

Mas, além da implantação da ciclovia e da recuperação do sistema de drenagem, as obras englobam a restauração do pavimento asfáltico; a restauração dos passeios (calçadas); a execução dos oito recuos (quatro sentido praia e quatro sentido Centro) para que os ônibus não precisem mais parar na pista, e a nova sinalização viária.

Isso tudo no trecho de 2,99 km que vai do Centrinho dos Ingleses até o final da barreira das pistas, na descida do morro, sentido Centro da cidade. Detalhe: a extensão total da SC-403 é de 6,7 km.

"A requalificação de uma via de importância como essa, com drenagem, pavimentação, sinalização, calçadas, ciclovias e recuos de ônibus, ajuda na mobilidade, no conforto e na segurança dos usuários", destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.


Tanto a revitalização da SC-403 quanto a da SC-406 estão sendo executadas pela empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda. Elas têm prazo de um ano para serem entregues.