Após momentos dramáticos, PM de folga salva a vida de criança de 2 anos no Norte da Ilha

Foto: Divulgação PM - Soldado Cristiano, a mãe e a criança

Foto: Divulgação PM - Soldado Cristiano, a mãe e a criança

No sábado, 6, por volta das 14 horas o cabo PM Cristiano Manoel dos Santos salvou a vida de uma criança de 2 anos na praia da Lagoinha, no Norte da Ilha de Florianópolis.

O policial militar que atua no 21º BPM, estava de folga em sua residência e escutou uma mulher pedindo socorro. De pronto o policial foi verificar a situação e notou que uma menina de 2 anos estava engasgada e estava desfalecida no colo de sua mãe que pedia socorro.

O militar pegou a criança, iniciou a manobra de Heimlich e pediu para a mãe da criança ligar para os Bombeiros, que solicitaram que o policial não parasse de realizar a manobra até a chegada do apoio.

A situação ficou dramática porque os bombeiros informaram que o Helicóptero Arcanjo estava deslocando até o local, porém não tinha espaço suficiente para o pouso da aeronave. O cabo então levou a criança até um campo de futebol próximo para que a mesma fosse atendida pela equipe médica. Foi nesse momento que a criança retomou a consciência e voltou a demonstrar sinais vitais.

Os médicos prestaram o atendimento à criança e a encaminharam para o hospital infantil Joana de Gusmão para exames. A criança recebeu alta na noite de sábado e, segundo a equipe médica que prestou atendimento, o ato do policial militar foi fundamental para a sobrevivência da criança.

VEJA O VÍDEO E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL


Como é feita a manobra de Heimlich em criança?

Como agir em caso de engasgo em bebês:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.