Foram recolhidos 150 quilos de resíduos em Canasvieiras, na Cachoeira do Bom Jesus e em Ingleses
Em torno de 150 estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis se uniram para realizar a limpeza das praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses. Estes alunos pertencem às escolas básicas Professora Herondina Medeiros Zeferino, Virgílio dos Reis Várzea, Osmar Cunha e Intendente Aricomendes da Silva.
A ação foi promovida pela Escola do Mar, ligada à Secretaria de Educação da Capital, em parceria com a organização ambiental Parley, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Cooperativa de Reciclagem Renascer 4R.
O objetivo foi compreender um pouco mais sobre o plástico, os microlixos, o processo e a importância da separação dos resíduos sólidos. Além disso, entender como esses resíduos afetam a vida nos oceanos. Os estudantes foram reunidos ao lado da Escola do Mar para a palestra inicial com a equipe da Parley, que explicou a todos o processo e a logística da coleta dos resíduos na praia.
A limpeza teve duração de 2 horas com interceptação, pesagem dos resíduos recolhidos e separação em reciclados e rejeitos. Os recicláveis foram levados para a cooperativa de reciclagem e os rejeitos separados em um contentor da Comcap.
No total foram interceptados 150 quilos de resíduos, sendo 115 quilos nas praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, conjuntamente. Na praia dos Ingleses foram recolhidos 35 quilos de resíduos, a maioria plásticos, que são recicláveis.
Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, mais do que conscientizar, os atos fazem com que os exemplos sejam seguidos. "Esses 150 estudantes da nossa rede são inspiração para todos nós".