Um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) foi resgatado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, durante o monitoramento diário das praias, na manhã deste domingo, 11.
Num primeiro momento, a equipe de campo do PMP-BS/R3 Animal cercou a área para preservar a integridade e o descanso do animal, mas devido à presença de inúmeros banhistas curiosos causando desconforto ao lobo-marinho, optou-se pela translocação dele para uma praia com menor fluxo de pessoas para ser avaliado.
Segundo a veterinária Daphne Wrobel Goldberg, o animal, um macho adulto, medindo 1 metro e 44 centímetros de comprimento e pesando 50 quilos, está abaixo do peso e desidratado.
"Pelo fato de o lobo-marinho apresentar exaustão e possuir uma massa entre 8 a 10 cm de diâmetro na mandíbula direira, ele foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) onde passará por exames complementares para buscarmos o tratamento adequado para o quadro clínico", explica Daphne.
Caso aviste um lobo-marinho na praia, pedimos para que mantenha distância minima de 5 metros e ajude a isolar a área. A presença próxima traz desconforto ao animal e causa estresse, com isso, pode ocasionar a baixa na imunidade e deixá-lo debilitado.
Veja o vídeo e inscreva-se em nosso canal
É importante também afastar os animais domésticos. Lembre-se, lobos-marinhos são animais selvagens e caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender.
Evite tirar fotos com o uso de flash. Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois caso nao esteja debilitado, ele quer apenas descansar e pode ficar no mesmo local por dias consecutivos até recuperar as forças e seguir sem rumo.