O eleitor catarinense poderá acompanhar o debate realizado pela NDTV, afiliada da Record TV, com os candidatos ao Governo de Santa Catarina. O formato se manterá o mesmo proposto no primeiro realizado pelo Grupo ND, no dia 17 de agosto, que foi transmitido ao vivo pelo canal.
São convidados os candidatos de partidos, federações ou coligações com no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, de acordo com a legislação eleitoral. São eles: Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Moisés (Republicanos), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros).
O debate será às 13h25 desse sábado, dia 24 de setembro.
A mediação será da jornalista Márcia Dutra e o formato adotado é semelhante ao modelo norte-americano, em que os candidatos partem para enfrentamento direto de ideias
Dinâmica do debate
No primeiro bloco os candidatos serão sorteados em pares, ambos vão se dirigir a um púlpito e, frente a frente, debaterão um tema igualmente sorteado pela mediadora por cinco minutos (2 e meio para cada um). Depois, mais dois candidatos diferentes e um tema serão sorteados, no mesmo bloco, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado, totalizando quatro enfrentamentos. A mesma fórmula se repete no segundo bloco, mas com outros temas. Como se trata de um sorteio, se os mesmos pares do primeiro bloco se repetirem, eles serão mantidos.
Já no terceiro bloco, perguntas da equipe do Grupo ND serão sorteadas para cada um dos oito candidatos, que terão um minuto para responder e no encerramento haverá mais um minuto para as considerações finais de cada um. Vale ressaltar que essas regras foram acordadas com as assessorias dos candidatos.