Reunião do Codeni recebe grande público e discute alargamento das praias de Ingleses e Jurerê

O encontro aconteceu no Il Campanário, em Jurerê Internacional.

Foto: Moacir Oliveira

Foto: Moacir Oliveira

A reunião do Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha – CODENI, contou com a presença de cerca de 200 pessoas na noite da última segunda-feira (10). O encontro aconteceu no Il Campanário, em Jurerê Internacional.

A reunião teve a participação e apresentação do novo comandante do 21°Batalhão de Polícia Militar, Major Pablo Neri. "Pela primeira vez vi tamanho engajamento comunitário como este", destacou o policial ao se referir ao público presente.

Já o vice-presidente do Codeni, Milton Weber, destacou a importância da política participativa.

"Florianópolis é referência nacional como a única cidade com lei de política participativa. Só em 2019 foram 71 projetos inscritos e R$ 18 milhões".

Entre os assuntos em pauta dois deles foram destaque. O primeiro é o pedido da comunidade de Jurerê para a construção do novo Posto de Saúde do bairro. Porém para que a obra aconteça a própria comunidade precisa chegar ao consenso do terreno em que a estrutura será erguida. O Conselho Comunitário propôs a rua da Algas, mas por ser área de APP- Área de Preservação Permanente, dificulta a autorização para a obra. Já a AJIN – Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional quer o posto na SC 400, km 7 no Portal Jurerê.

Lideranças comunitárias tiveram palavra livre de 1 minuto cada.

Foto: Moacir Oliveira

Outro assunto, e o mais esperado pelos presentes, foi o alargamento da Praia de Ingleses e Jurerê

Segundo apresentação "informal" feita pelo diretor de Licenciamentos da Floram, Daniel Vinicius Netto, o projeto é viável em Jurerê, e pode seguir o modelo de Canasvieiras, através do Estudo Ambiental Simplificado. Este processo agilizaria a liberação de licenças por ser menos complexo que o estudo de impacto ambiental. O prazo para realizar todo o projeto e obter as licenças seria de no mínimo um ano. O custo total da obra ficaria em torno de cerca de R$ 15 milhões para ampliação da faixa de areia em 50 metros.

O assunto volta à pauta na próxima reunião do Codeni marcada para 09 de março.

Foto: Moacir Oliveira

LEIA TAMBÉM:

ALARGAMENTO DA PRAIA DE INGLESES PRECISA SER MELHOR DISCUTIDO COM A POPULAÇÃO