Pequena horta comunitária é implantada junto ao Ecoponto dos Ingleses

Canteiros dão novo propósito para terreno que antes era utilizado como ponto irregular de descarte de resíduos

Foto: divulgação PMF

Foto: divulgação PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entregou nesta semana, no bairro dos Ingleses, norte da ilha, mais uma horta comunitária através do programa Cultiva Floripa. Com 10 canteiros, o espaço de cultivo foi instalado ao lado do ecoponto do bairro, em terreno antes utilizado como ponto de descarte irregular de resíduos pelos moradores.


"A construção da horta junto ao ecoponto possibilita que a população, além de levar os materiais para descarte adequado, entenda que há naquele local também um espaço para a socialização, onde eles podem produzir alimentos com o envolvimento coletivo da comunidade", explica a engenheira agrônoma da SMMA, Gabriela Tasso.


Nos canteiros são cultivadas hortaliças, plantas medicinais, PANCs - plantas alimentícias não convencionais e mudas frutíferas. "Essa era uma demanda bastante esperada pela comunidade dos Ingleses. Com a horta, o terreno ganha um novo propósito. Os moradores estiveram presentes na construção e serão protagonistas na manutenção do espaço, assumindo boas práticas sustentáveis", salienta Gabriela.


Moradores interessados na instalação de hortas em seus territórios podem solicitar o serviço pelo e-mail [email protected] ou ainda encontrar no site www.cultivafloripa.pmf.sc.gov.br hortas comunitárias já existentes em pontos próximos de suas residências.


O Cultiva Floripa


O Cultiva Floripa, projeto da Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, trabalha na construção de espaços de cultivo em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de trazer à população maior consciência alimentar, valorizar atitudes sustentáveis e promover a agricultura urbana. Atualmente, em torno de 160 hortas são cultivadas na cidade, em escolas, centros de saúde e comunidades.

Acompanhantes Goiania