A faixa etária para a campanha nacional de vacinação em Santa Catarina foi estendida dos 6 meses até 59 anos
A Secretaria de Saúde, promove neste sábado, 15, o Dia D da vacinação contra o sarampo na Capital. O horário da ação é das 8h às 17h. Para se vacinar é necessário levar documento com foto e/ou carteira de vacinação. Caso não haja a carteira, não tem problema, uma nova será emitida após a vacinação.
A faixa etária para a campanha nacional de vacinação em Santa Catarina foi estendida dos 6 meses até 59 anos. É recomendado que todos que não tenham como comprovar a vacinação procurem um Centro de Saúde e atualizem sua caderneta.
Além dos Centros de Saúde, a Prefeitura vai disponibilizar outros postos volantes de vacinação.
Confira a lista:
NORTE
Todos os Centros de Saúde, exceto Ratones
Postos volantes:
-Angeloni Ingleses
-Imperatriz Jurerê
-Intendência de Canasvieiras
O que é o sarampo e quais os primeiros sintomas?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Sua transmissão se dá de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, respirar e falar.
Os primeiros sintomas são febre alta, com duração de quatro a sete dias, e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular) - que começam no rosto e atrás das orelhas, e depois, se espalham pelo corpo.
Geralmente, aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.