Depois dos Ingleses, duas novas hortas comunitárias são implantadas no Norte da ilha

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou nesta quarta-feira, 29 de março, a construção de duas novas hortas comunitárias no norte da ilha, dentro do programa Cultiva Floripa. Os espaços de cultivo estão localizados no Rio Vermelho, ao lado do ecoponto instalado na localidade, e em Ponta das Canas, na Servidão São Mateus Evangelista.

"Atualmente, pelo menos 160 hortas são cultivadas na cidade, em escolas, centros de saúde e comunidades. Agora estamos aproveitando também espaços como os arredores dos ecopontos, ampliando a ligação da população com estes locais, aliando um serviço - o de coleta - ao outro - a possibilidade de socialização relacionada ao cultivo", enfatiza o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.


Nas duas novas hortas foram construídos mais de 10 canteiros e plantados temperos, hortaliças e plantas medicinais. A manutenção, assim como ocorreu na construção dos espaços, será feita de forma conjunta entre as equipes do Cultiva Floripa e a comunidade interessada.



O Cultiva Floripa


O Cultiva Floripa, projeto da Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, trabalha na construção de espaços de cultivo em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de trazer à população maior consciência alimentar, valorizar atitudes sustentáveis e promover a agricultura urbana.


No site www.cultivafloripa.pmf.sc.gov.br há um mapa com as hortas comunitárias existentes onde cada cidadão pode checar locais de cultivo instalados em pontos próximos às suas residências.

Acompanhantes Goiania