Rua é escavada e tubulação irregular é identificada no Norte da Ilha

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Foto: divulgação / PMF

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A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear e da Visa (Vigilância Sanitária), lacrou mais uma tubulação irregular na Capital. No bairro Rio Vermelho, as equipes de fiscalização receberam uma denúncia de descarte incorreto de esgoto e, durante a vistoria, confirmaram uma irregularidade num extravasor subterrâneo.


Para acessar o cano, foi necessário suporte da Intendência do Rio Vermelho, que localizou o extravasor do sumidouro do imóvel desaguando na servidão. Os responsáveis pelo encanamento foram intimados pela Visa e deverão providenciar todas as adequações do sistema de esgoto da moradia.

Durante os trabalhos, ainda foram utilizados os serviços de drenagem de esgoto da via e do sumidouro, estes realizados com apoio do caminhão do AMA (Agentes do Meio Ambiente). O Ama Floripa é uma parceria entre a administração municipal e o AMA, que possui como objetivo principal a realização do Programa de Educação Ambiental.


Floripa Se Liga na Rede


Os agentes de inspeção também visitaram residências na Capital para verificação do sistema de saneamento. Todas as dez revisões agendadas foram cumpridas na última quarta-feira (5). Os bairros que receberam as oito equipes distribuídas foram o Centro, Costeira do Pirajubaé e Trindade.


Dentre as análises nas moradias particulares, pelo menos sete irregularidades foram notificadas. Os registros pontuaram situações de água pluvial conectada à rede de esgoto sanitário, ausência de caixa de gordura, conexão parcial com a rede de esgoto sanitário e ausência de rede de esgoto sanitário. Na UFSC, as tubulações do Centro de Eventos seguem sendo analisadas. Os demais prédios já vistoriados terão seus resultados divulgados ao fim dos trabalhos na instituição, sem data marcada.


Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.


A Blitz Sanear e o Floripa Se Liga na Rede são serviços realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.