Escola modular construída em tempo recorde no Norte da Ilha começa a funcionar

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

Construída em tempo recorde, a Escola Básica Municipal de Florianópolis Darcy Ribeiro, no Rio Vermelho, começa o atendimento aos estudantes na segunda-feira, 17 de abril. A unidade receberá 637 crianças e adolescentes matriculadas no ensino fundamental. Do total, 370 estarão no período da manhã e 267 no período da tarde.


O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, informa que há ainda vagas em todos os anos.


Os interessados em matricularem seus filhos é só se dirigirem até a unidade educativa, localizada na Rua Luiz Duarte Soares, imediações do Núcleo de Educação Infantil Lausimar Laus.


A ordem de serviço para construção da Escola Básica Darcy Ribeiro foi assinada no dia 9 de fevereiro pelo prefeito Topázio Neto, secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e pelo adjunto da Educação, Luciano Formighieri. O estabelecimento de ensino, inaugurado em 23 de março, ficou pronto em apenas 42 dias.


"Desse porte", assinala o prefeito , "é a obra mais rápida feita no país". Topázio Neto complementa: "É mais resistente do que uma obra normal". A escola possui mantas térmicas e acústicas que garantem o conforto dos estudantes e dos professores.


Com 3.018 metros quadrados de área construída, é modular, sustentável e com 50 anos de garantia. Esteve sob a responsabilidade da Quick House, com experiência em edificações do gênero no país.


O investimento na obra foi de R$ 17 milhões. O estabelecimento tem 18 salas de aula, biblioteca, sala Informatizada, laboratório de Ciências e sala multimeios (para atendimento educacional especializado), entre outros setores.


Com a Escola Darcy Ribeiro, o Norte da Ilha passa a contar com 15 unidades educativas municipais do ensino fundamental.


Homenagem


Darcy Ribeiro foi um defensor da escola pública, combatente dos métodos tradicionais do ensino e entusiasta da escola integral. Imortal da Academia Brasileira de Letras, fundou a Universidade de Brasília, sendo o primeiro Reitor.


Enquanto Senador da República, foi Relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tamanha sua influência na concepção da norma, que a mesma é conhecida como Lei Darcy Ribeiro.