Todos os presos foram encaminhados ao sistema Penitenciário catarinense
Na manhã desta quinta-feira (20), o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio do Ministério Público Estadual e do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (GAECO) desencadeou a Operação Guardião do Norte III, resultante de investigação promovida desde 2020 pela 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, com atuação especializada no combate ao crime organizado.
A operação visava o cumprimento de 29 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Procedimento de Investigação Criminal da 39ª Promotoria de Justiça e deferidos pela Vara Metropolitana da Capital e que foram cumpridos nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Camboriú, Navegantes, Blumenau, Gaspar e Braço do Norte.
Dos mandados de prisão 23 foram cumpridos e todos os mandados de busca e apreensão foram realizados. Restaram apreendidos na operação smartphones, notebooks e pouco mais de 26 mil reais. Um termo circunstanciado pelo crime de posse de droga foi lavrado na operação, em desfavor de um dos alvos, que estava de posse de uma pequena quantidade de maconha.
Prestaram apoio nas diligências, além das equipes do 21º BPM e do GAECO, equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Choque e do Canil e equipes de outras Unidades, totalizando 117 policiais e 33 viaturas. Acompanharam a operação representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Todos os presos foram encaminhados ao sistema Penitenciário catarinense e o material apreendido encaminhado a sede do GAECO, para continuidade das investigações.