Grandes nomes do sapateado internacional se apresentam na Noite de Gala do Floripa Tap

Evento no CIC faz parte de extensa programação, entre os dias 19 e 23 de abril, que tem ainda apresentações abertas ao público no Floripa Airport, workshops, debates e oficinas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A tradicional Noite de Gala do Festival Internacional de Sapateado Floripa Tap irá reunir, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), grandes estrelas do sapateado nacional e internacional e músicos com trilha sonora embalando ao vivo os espetáculos. As apresentações serão no sábado, 22 de abril, a partir das 20h30.


O evento é considerado um dos maiores da América do Sul, e vai oferecer ainda 17 eventos gratuitos ao público de 19 a 23 de abril. Entre os destaque da Noite de Gala estão a sapateadora estadunidense Maud Arnold, o sapateador suíço Daniel Borak e, da República Tcheca, a sapateadora Martina Konecna, além dos brasileiros Lucas Santana, Ana Gori, Hugo Oliveira e da idealizadora do festival e referência no sapateado nacional, Marina Coura.


Maud é considerada a "madrinha" do Floripa Tap e profissional reconhecida por trabalhos com Beyoncé e por integrar o grupo Syncopated Ladies, que faz sucesso no mundo todo. Daniel Borak é coreógrafo de peças que ganham prêmios em campeonatos de nível nacional e nível internacional anualmente, e coleciona 11 medalhas de ouro em festivais da modalidade. Martina, que estreia no Floripa Tap, dança sapateado desde os 11 anos e aos 18 anos fundou seu próprio estúdio de Tap, chamado NO FEET, que logo se tornou a escola de Tap Dance de maior sucesso na República Tcheca.


Outro destaque da Noite de Gala são os músicos Claudia Rivera no piano, Addia Furtado na percussão, Dandara Manoela na voz, João Peters no baixo e a convidada especial Marissol Mwaba, que é congolesa, terão a tarefa de executar ao vivo a trilha sonora dos artistas que se apresentam no palco.


"Estamos mais uma edição reunindo pessoas apaixonadas pela dança e pela música, algumas pela primeira vez aqui, para trocar vivências artísticas, promover debates e reflexões e movimentar o cenário artístico da cidade, atuando diretamente na promoção da cultura, em especial da dança e do sapateado", destaca a diretora do festival, Marina Coura.


Companhias de dança também participam


Grandes companhias de dança também se apresentam na Noite de Gala, como a Black"s On Tap, formada por elenco 100% de pessoas negras e dirigida pela tap dancer e pesquisadora em danças afro, Ana Gori. O Based in BXD, um grupo de tap dance composto por tap dancers nascidos e criados na Baixada Fluminense (RJ), leva ao palco a potência que é a arte na Baixada. A noite ainda contará com apresentações de artistas da Garagem da Dança, da Escola Nossa Senhora das Graças, do Grupo Cenarium e Grupo Raça, entre outros sapateadores e companhias.


A Noite de Gala é o único evento com venda de ingressos, que podem ser adquiridos no site Blueticket. A programação completa do Festival pode ser acessada no site floripatap.com.br.


Conheça alguns dos artistas da Noite de Gala:


Maud Arnold (EUA)

É considerada madrinha do Floripa Tap e profissional reconhecida por trabalhos com Beyoncé e por integrar o grupo Syncopated Ladies, que faz sucesso no mundo todo. Maud tem uma ligação muito forte com projetos sociais pelo mundo, inclusive no Brasil. Referência em sapateado nos Estados Unidos, subsidia alunos para dança em Florianópolis e Rio de Janeiro.


Daniel Borak (Suíça)
Sapateador e coreógrafo ganhou 11 medalhas de ouro ao longo dos anos no campeonato mundial de sapateado em Riesa (Alemanha). Foi contratado como bailarino e nomeado capitão da dança para o musical "Flashdance". Ao longo das oficinas que ministrará no festival vai preparar os participantes para um espetáculo a ser apresentado no encerramento da programação.


Martina Konecna (República Tcheca)
A sapateadora estará pela vez no Floripa Tap. Martina dança sapateado desde os 11 anos e aos 18 anos fundou seu próprio estúdio de Tap, chamado NO FEET, que logo se tornou a escola de Tap Dance de maior sucesso na República Tcheca.


Marissol Mwaba
É cantora e compositora multi-instrumentista brasileira de origem congolesa que já colaborou com artistas importantes como Emicida, Chico César e Rincon Sapiência.


Grupos e Companhias
Blacks On Tap, Grupo Raça, Based in BXD, Escola Nossa Senhora das Graças, Garagem da Dança, Cenarium.


Principais sapateadores: Maud Arnold (EUA), Daniel Borak (Suíça), Martina Konecna (República Tcheca), Marina Coura, Lucas Santana, Ana Gori e Hugo Oliveira.


Principais músicos com trilha ao vivo: Claudia Rivera no piano, Addia Furtado na percussão, Dandara Manoela na voz, João Peters no baixo e Marissol Mwaba (convidada especial)



SERVIÇO:

Noite de Gala do Floripa Tap - Festival Internacional de Sapateado

Quando: sábado, 22 de abril, 20h30

Onde: Teatro do CIC. Ingressos disponíveis na Blueticket (https://site.blueticket.com.br/evento/31982/gala-floripa-tap-2023)

Programação completa e inscrições para as oficinas: floripatap.com.br