Fim da greve dos servidores em Florianópolis, os dois lados contam vitória

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Fim da greve dos servidores em Florianópolis, os dois lados contam vitória

Um acordo entre Prefeitura de Florianópolis e Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Florianópolis (Sintrasem) pôs fim à greve de servidores na cidade. O executivo manteve a intenção de trocar a administração das UPAs Norte e Sul por Organização Social e avançou no cronograma de pagamento do reajuste. O Sindicato terá que doar 5 mil quilos de alimentos por descumprir as medidas judiciais que tornaram a greve ilegal.


"Mais uma greve que não fez sentido. Quando estávamos conversando com o sindicato no final de maio, eles disseram que não avançariam mais se não tirássemos o projeto de OS. Mantivemos o projeto e agora eles terminam a greve. Demonstrando que a negociação poderia ter avançado nas outras cláusulas sem precisar paralisar serviços e prejudicar a população", desabafou o prefeito Tópazio Neto.


O reajuste que era proposta de 6% pela prefeitura, baixou para 4% a ser aplicado no salário de maio. Já o vale alimentação, anteriormente de 6%, aumentou para 8%. O reajuste é maior do que a inflação acumulada nos últimos 12 meses de 3.8%. O executivo também manteve a nova gratificação para auxiliares de sala de R$ 300 e se comprometeu a avançar na tabela do magistério, que havia sido achatada com o piso dos professores.

O outro lado

"VITÓRIA: mais uma vez, mostramos que só a luta conquista direitos. Saímos da greve com reajuste sem parcelamento, concurso público, pisos nacionais, descompactação da tabela do magistério, gratificações às auxiliares, sem demissões e sem descontos aos trabalhadores", postou o Sintrasem.