Creche do Norte da Ilha coleta água da chuva, tem a própria horta e descarta corretamente o óleo de cozinha

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

No Neim do Futuro Doralice Maria Dias, no bairro Vargem do Bom Jesus, a sustentabilidade ganhou novos aliados. Por meio da professora Tatiana Terezinha da Silveira, atividades socioambientais estão sendo integradas à rotina das 285 crianças presentes na unidade e ao projeto ambiental do núcleo.


São diversas ações desenvolvidas para ajudar o meio ambiente, como por exemplo, a coleta de água da chuva em três cisternas que foram instaladas após a reforma e ampliação do Neim. Esta água é utilizada tanto para regar a horta da escola, que conta com hortaliças, verduras, frutas, folhas de chá e vários temperos, quanto para o abastecimento do aquário da unidade, que contém cerca de 65 litros.


As crianças têm a responsabilidade de limpar e cuidar do aquário, além de alimentar os peixes. Segundo a diretora Eliane Brusco, o trabalho foi pensado para o desenvolvimento da consciência, cuidado e respeito aos seres vivos e à natureza. A curiosidade dos pequenos também é aguçada pela atividade, e perguntas do tipo "Como eles fazem para respirar?" e "Que parte do corpo é essa do peixinho?" acabam surgindo.


A água armazenada na cisterna também serve para os momentos de brincadeira e interações com as crianças, sendo utilizada como elemento natural por elas nos momentos de "fazer comidinha", dar banho nas bonecas e lavar as roupas delas.


Outra ação feita no Neim é a arrecadação de pilhas, tampinhas de garrafa PET e óleo de cozinha, que recebem uma destinação correta. As pilhas, por exemplo, são levadas até os coletores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e o óleo e as tampinhas são enviados para projetos de reciclagem.

Acompanhantes Goiania