O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região
Anteriormente com um intervalo maior entre as operações, a Operação Fio Desencapado entrou em uma nova fase nesta semana. A partir de agora, serão realizadas várias fiscalizações semanais, vistoriando mais de 60 pontos de compra e venda de metais mapeados pela Prefeitura de Florianópolis. Nesta primeira semana, oito locais foram fiscalizados e destes, quatro foram fechados por irregularidades. Além disso, foram apreendidos 790 kg de materiais, como ferro, plástico, papelão e lata que estavam em locais irregulares, e 2 kg de fios de origem não comprovada.
Essas ações ressaltam a importância que tem sido dada ao assunto pela administração municipal, que considera o combate ao furto de fios uma prioridade máxima nesse momento, por trazer impactos bastante significativos, principalmente relacionados aos sistemas semafóricos e de iluminação.
Os objetivos da Operação são bem claros: coibir os riscos para a natureza e para o meio ambiente, combater os perigos à saúde pública causados por esses lugares, como possíveis focos de dengue e, principalmente, identificar e regularizar comércios que possam eventualmente estar fazendo a receptação de fios, placas e peças metálicas furtadas.
A Fio Desencapado é uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade.
"Regularizando os pontos de compra a gente vai interromper essa cadeia criminosa de furto e receptação e, a partir daí, temos a expectativa de que os indicadores baixem. Afinal, se não tiver para quem vender, não há por que roubar", explica o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.