Rumo à final: estudantes do Norte da Ilha participaram da terceira etapa do Festival Escolar da Canção

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

Foi no Norte da Ilha a terceira e última etapa do Festival Escolar da Canção Poeta Zininho, uma promoção da Prefeitura de Florianópolis por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. As apresentações ocorrerão no domingo no Teatro Dionísio, em Ingleses.



Na categoria Pimpolho (5 a 9 anos) passaram para a final Amanda Marques Cortes Real (EBM Darcy Ribeiro), Nawton Gilvane Bastos (EBM Antônio Paschoal Apóstolo), Ana Vitória de Souza Dahlanio (NEIM Doralice Teodora Bastos), Maya Stefanes Ferreira (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Davi de Campos Conceição (EBM Maria Tomázia Coelho), Laura Valentina Costa das Neves (EBM Osvaldo Machado), João Alexandre de O. da Silva (EBM Virgílio dos Reis Várzea).


Na categoria Juvenil 1 classificaram-se Andressa Schneider & Rafaela Sagaz dos Santos (EBM Osmar Cunha), Victor Gabriel do Prado Rodrigues (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Manuella Baptista Padilha & Maria Eloysa Comin Pereira (EBM Darcy Ribeiro), Sofia Proença Farias (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Maurício Alves Carvalho Junior (EBM Virgílio dos Reis Várzea), Isabela Stein da Rosa (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Pedro Martinelli Custódio Dellê (EBM Herondina Medeiros Zeferino).


Na Juvenil 2 vão para a final Maria Alice Vianna Pfarrius (EBM Intendente Aricomedes da Silva), Zayra Martinez (EBM Osmar Cunha), Kaleo Emanoel A. Nunes Rocha (EBM Intendente Aricomedes da Silva), Francisco David R. Zapata (EBM Mâncio Costa), Amabilli Victória S. Benck & Yasmin da Silva Afonso (EBM Osvaldo Machado), Danielly dos Santos Aimi (EBM Virgílio dos Reis Várzea), Weslen dos Santos da Silva (EBM Osmar Cunha).


A primeira etapa do evento ocorreu em 3 de setembro reunindo cantores do Centro e do Continente. No dia 24 de setembro, as apresentações contemplaram estudantes do Sul e do Leste da Ilha.



Grande final


O Festival será encerrado ainda em outubro, no dia 29, e será sediado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, reunindo os classificados das três etapas. Na ocasião, serão escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria, que receberão um troféu e equipamentos musicais como prêmios, mas todos os participantes serão contemplados com medalhas.


Os destaques vão ser determinados com base na pontuação que a comissão julgadora irá atribuir, levando em consideração os seguintes critérios: afinação e técnica vocal, presença, postura e carisma, assim como a interpretação e criatividade.



O poeta maior


O Festival da Canção leva o nome de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, nascido no dia 8 de maio de 1929 em Florianópolis. Ele faleceu aos 69 anos de idade no dia 5 de setembro de 1998. Em 1965, participou do concurso realizado pela Prefeitura intitulado "Uma Canção para Florianópolis". Venceu com "Rancho do Amor à Ilha". Em 8 de julho de 1968, a música tornou-se o hino oficial da capital catarinense.


O poeta maior foi cantor, compositor, produtor de jingle, ator e sonoplasta de radioteatro. São de sua autoria também canções como "Rancho do Amor À Vida", "Princesinha da Ilha", "A Rosa e o Jasmim", "Largo 13 de Maio", "Miramar", "Magia do Morro", "Homenagem à Princesa", "Preconceito Racial" e "Deixa a Porta Aberta".


Logo após o seu falecimento, em 1999 a Escola de Samba Os Protegidos da Princesa foi para o sambódromo com o enredo "Jamais Algum Poeta Teve Tanto Pra Cantar", uma homenagem a Zininho.