Campanha Nacional de Multivacinação tem início em Florianópolis neste sábado

Campanha Nacional de Multivacinação tem início em Florianópolis neste sábado

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebe a cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Multivacinação em Santa Catarina na manhã deste sábado (14). A iniciativa tem como objetivo a atualização vacinal da população geral, com enfoque em crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, de acordo com indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O movimento, promovido pelo Ministério da Saúde, é realizado em todos os estados, a fim de retomar as altas taxas de cobertura vacinal do país. O evento deste sábado conta com a presença de autoridades do Ministério da Saúde, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.


"Promover a vacinação é um dos pontos fundamentais quando falamos em saúde pública. O município abre portas, oferecendo os imunizantes em diversos locais, inclusive em ações itinerantes. Mas a vacinação é um ato de responsabilidade do indivíduo. Ao tomar a vacina, estamos protegendo a nós e todos ao nosso redor, contribuindo para o bem-estar coletivo da sociedade", enfatiza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.


A cerimônia deste sábado, que ocorre no vão central do Beiramar Shopping, dá início à Campanha Nacional de Multivacinação em Florianópolis e em Santa Catarina. Além do lançamento oficial, será ofertada imunização para a população no ambulatório do shopping, de 10h às 16h. Ainda no sábado, o município disponibiliza outros pontos adicionais de vacinação: na região Sul, na Praça Carianos, das 10h às 17h; e no Espaço Imuniza (Policlinica da Mulher e da Criança), das 8h às 17h.


A campanha atinge seu ponto máximo no sábado, 21 de outubro, com o Dia D da Multivacinação em todo o estado. Em Florianópolis, 30 Centros de Saúde estarão funcionando para a atualização vacinal, sobretudo de crianças e adolescentes até 15 anos, mas também de todos os interessados que estiverem com doses atrasadas. As unidades que funcionarão sábado, de 8h às 17h, são: Centro, Itacorubi, Pantanal, Saco dos Limões, João Paulo, Monte Serrat, Trindade, Saco Grande, Estreito, Abraão, Coloninha, Balneário, Sapé, Capoeiras, Monte Cristo, Coqueiros, Novo continente, Jardim Atlântico, Capivari, Ingleses, Jurerê, Santinho, Vargem Grande, Alto Ribeirão, Canto da Lagoa, Rio Tavares, Carianos, Armação, Tapera e Caieira.


"A nossa missão é oferecer saúde com qualidade para todos e, para isso, um dos primeiros passos é prevenir a reintrodução de doenças já erradicadas no país. As vacinas são seguras e eficazes. A promoção de iniciativas como essas são essenciais e contribuem para que as metas vacinais sejam atingidas. Porém, é necessário que o cidadão também faça a sua parte e realize a vacinação, além de incentivar colegas e familiares para o mesmo", destaca a Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci.


Em Santa Catarina, as ações intensivas ocorrem até o dia 28 de outubro. Ao longo das duas semanas, todos os imunizantes previstos no calendário estarão disponíveis ao público nos pontos de vacinação do município, além das doses para Covid-19. Os imunizantes continuam disponíveis em todas as salas de vacinação após o término da campanha, durante todo o ano, caso o cidadão não consiga comparecer nas datas indicadas.


Confira o calendário

* 14 de outubro às 10h - Abertura da Campanha Nacional de Multivacinação em Santa Catarina

Local: Vão Central do Beiramar Shopping (R. Bocaiúva, 2468 - Centro, Florianópolis)


* 21 de outubro de 8h às 17h - Dia D da Multivacinação

Locais: Centros de Saúde mencionados anteriormente


* 14 a 28 de outubro - Campanha Nacional de Multivacinação em Santa Catarina: Ações de incentivo a vacinação nos serviços de saúde