Formação de ciclone coloca região Sul em alerta

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Formação de ciclone coloca região Sul em alerta

Nos próximos cinco dias, a região Sul do Brasil enfrentará condições meteorológicas altamente instáveis. De acordo com informações divulgadas pelo meteorologista e professor da Universidade UNESP em Bauru/SP, Luiz, certas áreas estão em estado de alerta. Isso inclui, mais uma vez, a região Sudoeste/Oeste do Paraná, Oeste/Meio Oeste/Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina, bem como o Centro-Norte do Rio Grande do Sul, devido à previsão de chuvas volumosas. Essa instabilidade é originada pelo deslocamento de uma nova área de baixa pressão, o que pode resultar na formação de um ciclone na costa durante o final de semana.


Além disso, o meteorologista enfatiza a necessidade de manter a atenção em relação a outras áreas. Regiões como o Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, o Distrito Federal e o sul da Bahia também podem ser impactadas por essa condição meteorológica.


Além da chuva volumosa, outro fator de destaque será a ventania. Ainda é prematuro afirmar com precisão, mas com base nas informações atuais, não se pode descartar rajadas de vento de até 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis em Santa Catarina. De forma isolada, esse fenômeno também pode ocorrer na encosta da serra, como na Serra do Rio do Rastro, e em pontos isolados do Meio Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. Portanto, é essencial estar preparado para condições meteorológicas e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança.


Siga e ative as notificações: @conexao_geoclima