Buscas pelo adolescente desaparecido nos Ingleses seguem pelo terceiro dia

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Fotos: divulgação CBMSC

Fotos: divulgação CBMSC

Nesta quarta-feira, 01, seguem as buscas nos Ingleses, em Florianópolis, pelo adolescente Felipe de 13 anos , desaparecido desde domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o planejamento de hoje é seguir com buscas em superfície, além da subaquática, bem como o emprego da aeronave Arcanjo 01.

O comando rebateu críticas de falta de empenho nas buscas:

Vale ressaltar que as buscas realizadas pelo CBMSC e todo aparato operacional empregado, seguem o mesmo padrão para todas as ocorrências dessa natureza, garantindo que todos os esforços estão sendo envidados conforme critérios técnicos baseados na avaliação das condições climáticas e marítimas, bem como em protocolos de referência de buscas.


Além disso, reforçamos nosso compromisso com os familiares, uma vez que em caso de dúvidas pontuais e demais esclarecimentos referentes a esta operação as nossas equipes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Florianópolis, estão disponíveis e abertas para diálogo direto.


Histórico


Desde o último domingo, 29, acontecem as buscas por um adolescente de 13 anos, desaparecido na praia dos Ingleses, em Florianópolis. A ocorrência foi gerada às 15h40min, com as informações de que a vítima estava em um momento de lazer na praia, quando realizou a trilha do canto sul dos Ingleses, adentrando na água, vindo a se afogar e submergir, desaparecendo. O local em que a vítima entrou no mar é em meio à trilha, portanto fora da faixa de areia, local não monitorado pelo CBMSC.


Estrutura empregada até o momento


A equipe da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) acionou os guarda-vidas dos postos mais próximos do local. Guarda-vidas civis voluntários da praia do Santinho também foram ao local. Além disso, foi acionada a equipe do Grupamento de Busca e Resgate (GBS) com a embarcação Resgate-05. No momento da ocorrência gerada a intensidade das correntes e do vento era forte, bem como as ondas estavam atingindo 1 metro. A cor da bandeira fixada nos postos de guarda-vidas no domingo era vermelha, o que indica um alto risco de afogamento.


Foram realizados diversos mergulhos em busca, além do empenho da aeronave Arcanjo 01 sobrevoando a área indicada. As buscas seguiram por toda a segunda-feira e terça-feira.


Também está empregado o uso do SONAR nesta busca, ou seja, um equipamento que fica acoplado na embarcação, permitindo uma visualização de estruturas submersas, independente da visibilidade da água. Podendo detectar até 600 metros de distância.


Por conta da corrente marítima, bem como das condições do tempo, a área de busca foi ampliada, para avaliação de um possível deslocamento da vítima.