Norte da Ilha tem quatro pontos impróprios para banho, confira quais são

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira,15, o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 145 estão próprios para banho, o que representa 60,92%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%.


O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.


Todas as informações, comparativos e considerações técnicas sobre o relatório nº02 da temporada podem ser conferidas na íntegra neste link: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2023-12-15


Aumento da frequência de coletas em 82 pontos


O governo de Santa Catarina lançou oficialmente nesta sexta-feira, 15, um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024.


Dentro deste pacote ficou definido que a partir da segunda semana de janeiro até o fim de março de 2024, haverá aumento da frequência da coleta em 82 pontos. A regularidade da coleta se dará entre o período de 08 de janeiro até 31 de março 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.


No site, www.balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das coletas e o resultado mais atualizado da propriedade de determinado ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa.


Metodologia e legislação


As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.


Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado "PRÓPRIO" quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado "IMPRÓPRIO" quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.


Atenção aos banhistas


Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.


Divulgação


O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas prévio à realização das mesmas, de modo a prover transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto.


De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Norte da Ilha - Pontos Impróprios