Angústia: criança se afoga em piscina no Norte da Ilha "8 minutos de desespero"

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o SAMU Aeromédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta sexta, 22 de dezembro, atendimento a vítima de afogamento em piscina no bairro Rio Vermelho, Município de Florianópolis. Foi um menino de três anos.


Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe de serviço do Arcanjo-01 de Florianópolis foi acionada pelo Central do SAMU às 15h23m para realizar atendimento a criança em Parada Cardiorrespiratória devido a afogamento em piscina no Bairro São João do Rio Vermelho necessitando de suporte avançado. A aeronave decolou e realizou o pouso em campo próximo a ocorrência, realizando rápida intervenção. Sendo a primeira equipe a chegar, foram iniciadas as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, monitorização, acesso venoso e intubação. Com a chegada da equipe do ASU da Barra da Lagoa e continuidade dos procedimento, as manobras de RCP possibilitaram, após 8 minutos de procedimento, o retorno da circulação espontânea da vítima, sendo então realizados os procedimentos para estabilizar os sinais vitais.


Após os procedimentos, com apoio da equipe do ASU, foi realizado o embarque da vítima na aeronave. Finalizado o embarque, rapidamente foi realizado o traslado para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde esta foi repassada a equipe do Hospital.