Professora de escola dos Ingleses ganha prêmio por projeto de descarte de resíduos

Giselle de Medeiros venceu iniciativa da Fapesc na categoria Professor Inovador

Foto: Julio Cavalheiro

Foto: Julio Cavalheiro

Elaborado dentro de uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis, um dispositivo detecta pontos de descarte de materiais recicláveis. Por essa criação, a mentora do projeto, Giselle Araújo e Silva de Medeiros, ficou em primeiro lugar na categoria Professor Inovador do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer. O prêmio, em dinheiro, certificado e troféu, foi concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O aplicativo, Recycle Mapp, foi concebido pelas ex-estudantes da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, Júlia Schafer e Júlia Sena e pode ser acessado na Play Store dos celulares Android: http://bit.ly/2VtzAv8.


" Esse prêmio estadual não é só meu, é das garotas, da comunidade. Espero que esse tipo de projeto , de aplicativo, seja disseminado para outras unidades educativas", diz a professora.

O dispositivo possui um mapa interativo colaborativo com a localização de pontos para rejeitar óleo de cozinha usado. "Se uma pessoa identificar um ponto de coleta que não está no App, pode encaminhar mensagem via App", diz a professora.

Giselle tem graduação em Pedagogia, especialização em Informática na Educação e mestrado em Educação. Efetivada em 2015 na Prefeitura da capital, atua como professora auxiliar de tecnologia educacional.


Em 2016 com apoio e colaboração da equipe da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino , em Ingleses, começou um projeto de incentivo a meninas no desenvolvimento de aplicativos. Ela foi inspirada pela embaixadora do Technovation Challenge, hoje chamado de Technovation Girls, Júlia Machado, que ministrou uma palestra no estabelecimento de ensino municipal divulgando o programa de empoderamento feminino, que incentiva a criação de apps por garotas de 10 a 18 anos, buscando a solução de problemas da comunidade.

As possibilidades do mundo tecnológico são reais

A partir desta oportunidade houve uma aproximação das estudantes com as tecnologias digitais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o século XXI, assim como para a construção de conhecimentos por meio da resolução de problemas, que se conectam com o desenvolvimento do pensamento computacional.

Para a diretora da Escola Herondina Medeiros Zeferino, Edilene da Silva Monteiro, "é uma satisfação enorme ver nossas estudantes se destacarem tendo como mentora e incentivadora uma profissional como a professora Giselle, que nunca mediu esforços em inovar quanto ao uso dos recursos tecnológicos, em suas práticas diárias". Ainda segundo a diretora, Giselle sempre foi dedicada e muito competente, motivava e buscava apresentar aos estudantes as possibilidades do mundo tecnológico. "O prêmio é igualmente um orgulho para a nossa escola e toda a rede municipal de ensino".

Na temporada 2020, quarenta estudantes da Herondina Medeiros Zeferino estão envolvidas no programa. Apesar de dar aulas , este ano, na Escola José Jacinto Cardoso, na Trindade, a professora continua contribuindo com a iniciativa em Ingleses. Mas, atuando como uma das embaixadoras do technovation Florianópolis, contribuindo de forma pedagógica na organização dos grupos de meninas e também junto aos mentores, que em maioria têm formação na área de tecnologia e design.

O secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, lembra que a Prefeitura está reforçando todas as unidades educativas, seja do ensino fundamental, seja da educação infantil, com novos computadores e notebooks. "Não basta querermos que os estudantes estejam em sintonia com as novas tecnologias se não dermos condições estruturais apara as crianças e adolescentes". Segundo o secretário, a administração municipal investiu mais de 11,5 milhões de reais em equipamentos tecnológicos.

A Prefeitura também investe na formação dos profissionais da educação, de modo que as práticas pedagógicas inovadoras sejam potencializadas nas unidades educativas.

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Foto: Julio Cavalheiro

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