Banhistas já podem aproveitar primeiro trecho do engordamento da praia de Jurerê

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Prefeitura de Florianópolis já liberou neste domingo (4) os primeiros 610 metros da praia de Jurerê ampliados pelas obras do engordamento para que os banhistas possam desfrutar da área que vai do beach club Donna ao costão de Jurerê Internacional a partir deste Carnaval. Isso foi possível em apenas uma semana, uma vez que a draga holandesa Lesse chegou para iniciar os trabalhos nesse que é um dos principais balneários do país na sexta-feira (26), e os serviços no trecho foram concluídos nesta sexta-feira (2). As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura.

Agora, o alargamento vai avançar por mais 300 metros, do Donna à passagem das Violas. Tal como no primeiro trecho, a área será interditada provisoriamente até que as obras sejam executadas e o Corpo de Bombeiros libere o espaço. E, à princípio, assim será a cada dois a três dias - é necessário parar temporariamente as operações sempre que aparecem golfinhos na região - até a finalização total dos trabalhos.


Essa estratégia de fazer o engordamento por trechos busca conciliar o andamento das obras com a procura pela praia pelos banhistas durante a alta temporada, e garantir a segurança da população. Neste sentido, aliás, a administração municipal reforça a importância de dar atenção à sinalização local. Já a possibilidade de liberar os trechos em curto prazo tem a ver com o fato da dragagem de areia de jazida submarina de até 2,5 metros de profundidade localizada a 1.350 metros de distância da orla poder acontecer 24 horas por dia.


Ao todo, deve ser dragado um volume de 491,22 mil metros cúbicos de areia com a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz a praia.


*A obra em Jurerê*


O alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito na cidade. É que o aumento da faixa de areia vai abranger os seus 3,38 km - tanto a parte internacional quanto tradicional. Com isso, a Prefeitura de Florianópolis busca tanto recuperar a orla da praia quanto conter a erosão marinha. A expectativa é a de que, com as obras, a faixa de areia chegue a 40 metros, e se estabilize em 30 metros, após a conformação natural pela maré. Apenas um pequeno trecho de cerca de 50 metros próximo ao costão que faz divisa com Canajurê não será alargado por conta do Rio das Ostras.

As obras contam com as devidas licenças ambientais provisória e de instalação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas representam um investimento de R$ 24,79 milhões, sendo que metade desse valor será pago pelo governo do Estado.


*O serviço de dragagem*

A dragagem corresponde à escavação de areia do fundo do mar com o auxílio de um tipo especial de embarcação, no caso, a draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper) holandesa Lesse. A embarcação é resistente às intempéries, o que significa dizer que atua mesmo em dias de chuva.

O trabalho, efetivamente, funciona assim: após extrair o material, a draga é deslocada até 200 metros da orla – essa distância evita que ela encalhe na areia da praia em si - para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros. Mas só a parte da tubulação que flutua sobre a água é que fica posicionada perpendicularmente à praia; o restante da tubulação fica "em terra", em paralelo à faixa de areia que está sendo alargada. Efetuado o acoplamento, a draga bombeia a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela é espalhada por tratores. Sendo que esse processo será repetido quantas vezes forem necessárias até a conclusão da obra.

*Outros alargamentos realizados na cidade*

A praia de Canasvieiras foi a primeira a ser alargada, obra que foi inaugurada em janeiro de 2020. Ela teve a faixa de areia aumentada nos 2,34 km entre Canajurê e o trapiche, com um volume de cerca de 400 mil metros cúbicos de areia. Depois disso, foi feito o engordamento da praia dos Ingleses, beneficiando os 2,87 km entre o Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Na obra, entregue em março deste ano, o volume dragado foi de aproximadamente 500 mil metros cúbicos.