Florianópolis promove Dia D de Combate à Dengue neste sábado (02)

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Em alinhamento com o movimento nacional do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Florianópolis promoverá a Semana de Combate à Dengue, com uma série de atividades estratégicas. O ponto focal dessa iniciativa será o "Dia D", agendado para este sábado (2), que dará início oficial às ações. O objetivo principal é reforçar as medidas de prevenção e eliminar os focos do mosquito, com ações coordenadas entre todas as secretarias até a próxima sexta-feira (8).


Em continuidade ao trabalho já realizado todos os dias, nesta sexta-feira (1), a Secretaria de Saúde realiza a aplicação de inseticida no Maciço do Morro da Cruz a partir das 18h. O inseticida Cielo é indicado pelo Ministério da Saúde para o controle de fêmeas adultas de Aedes aegypti em áreas infestadas pelo mosquito com casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika vírus.


Sábado (2) as atividades do Dia D serão concentradas nas regiões norte e central da cidade. Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde formarão equipes híbridas para realizar visitas domiciliares, inspeções e orientações à população, bem como atender denúncias. As equipes contarão com o apoio da Defesa Civil, que utilizará drones para auxiliar na identificação de possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana fornecerá apoio logístico, com materiais e caminhões para descarte, e profissional.


Na região norte, 70% do efetivo estará em ação, concentrando-se nos Ingleses das 8h às 16h, com ponto de partida no Centro de Saúde local (Tv. dos Imigrantes, 135). Já na região central, os demais profissionais atuarão no Maciço do Morro da Cruz, no mesmo horário, com ponto de encontro na praça localizada na Rua Dois, 500.


Ainda neste sábado, fiscais de ordem pública apoiarão a ação, sensibilizando a população e comerciantes, distribuindo panfletos educativos na região central. Outra ação concomitante é a investigação de casos suspeitos de dengue pela Vigilância Epidemiológica do município. As equipes intensificam o trabalho, que já é desempenhado aos sábados, de investigação e monitoramento de casos por telefone das 7h às 19h.


Ao longo desta semana, a Prefeitura de Florianópolis promove outras ações estratégicas para o enfrentamento das arboviroses, que serão divulgadas nos próximos dias. Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar o Centro de Atendimento para a Dengue (localizado na UPA Norte), uma unidade de saúde mais próxima ou ligar para o Alô Saúde Floripa (0800 333 3233). Até esta sexta-feira (1), 771 casos de dengue foram confirmados no município, com total de mil focos identificados.