Programa Floripa Alfabetizada será lançado nesta quinta-feira (07),na capital

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Na próxima quinta, dia 7 de março, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, lança o programa Floripa Alfabetizada. O evento ocorrerá às 9h40 da manhã durante seminário sobre o tema no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.



O Floripa Alfabetizada atenderá crianças da pré-escola (4 e 5 anos) e estudantes do ensino fundamental.


Na Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada em 2023, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os considerados alfabetizados possuem algumas características.



Entre as quais: leem palavras, frases e pequenos textos; localizam informações na superfície textual; produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos; escrevem ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras; e escrevem textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos ou de segmentação.



O Seminário Floripa Alfabetizada terá palestras, comunicação oral de pesquisa e relatos de experiência com profissionais de escolas e núcleos de educação infantil. O evento será realziado das 8h30 às 18h45.