Procon fiscaliza qualidade dos combustíveis da capital

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon Municipal, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Inmetro), realizou nos dias 11 e 12 de março uma força-tarefa para fiscalizar postos de combustíveis, em comemoração a Semana do Consumidor.


A ação, que faz parte de um conjunto de iniciativas que serão realizadas visando os direitos dos consumidores, ocorreu em 4 postos de combustíveis e teve como objetivo verificar se a qualidade dos produtos vendidos estava de acordo com as regulamentações dos órgãos. Foram examinadas no monitoramento as composições e propriedades da Gasolina Comum, Gasolina Aditivada, Diesel e Etanol.


Alexandre Farias Luz, diretor do Procon Municipal de Florianópolis, explica que essa iniciativa visa garantir o controle da qualidade para que os consumidores não sejam lesados. "Como órgão de defesa do consumidor, buscamos garantir que a comercialização desses produtos esteja em conformidade com as normas, a fim de proteger a população contra possíveis prejuízos. A qualidade dos combustíveis pode influenciar significativamente no desempenho e funcionamento dos veículos".

"Nossa preocupação é que, por exemplo, o consumidor pague pela gasolina aditiva e a qualidade não seja correspondente a ela. Por isso, com essa iniciativa buscamos garantir que a população esteja pagando pelo que foi ofertado", explica o secretário de Governo da capital, Fábio Botelho.