Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), começou a distribuir as vacinas contra a gripe para os municípios nesta segunda, 18. A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes. O dia D, sábado em que há uma mobilização estadual para vacinação, está previsto para ocorrer no dia 13 de abril.


A estratégia vem depois do anúncio do Ministério da Saúde em antecipar para março a Campanha de Vacinação contra a gripe que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio. A antecipação ocorrer em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país.


Assim como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe será destinada apenas para a população dos grupos prioritários (ver lista abaixo), um total de 3.023.725 pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público até o dia 31 de maio.


A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, destaca que a vacina tem papel fundamental na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. "Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são pessoas mais vulneráveis, mais suscetíveis a evoluir para gravidade caso sejam infectadas pelo vírus influenza, que causa a gripe. Então, é extremamente importante que essa população procure uma unidade de saúde e tome a vacina", esclarece.


A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.


:: Os grupos prioritários a serem vacinados são


Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);Trabalhadores da saúde;

Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

Professores do ensino básico e superior;

Povos indígenas e quilombolas;

Idosos com 60 anos ou mais de idade;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

Trabalhadores Portuários;

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

:: Cronograma de entrega das doses


18/03 (segunda): Centrais regionais de Itajaí, Blumenau e Florianópolis

19/03 (terça): Centrais regionais de Joaçaba, Videira e Joinville

20/03 (quarta): Centrais regionais de Mafra, Jaraguá do Sul, Lages e Rio do Sul

21/03 (quinta): Centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e Xanxerê

22/03 (sexta): Centrais regionais de Araranguá, Tubarão e Criciúma