Florianópolis tem maior nível de satisfação entre turistas e é a cidade mais querida pelos estrangeiros

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Florianópolis está em primeira posição no grau de satisfação dos turistas de acordo com a pesquisa divulgada hoje (19) sobre o turismo no litoral catarinense. Os dados foram reunidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), que entrevistou aproximadamente 1.200 visitantes nas seguintes cidades do litoral do estado: Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Imbituba e Laguna. De acordo com os resultados apresentados, a capital é a cidade que mais recebe estrangeiros e aumentou seu faturamento financeiro geral em 7% em relação ao mesmo período do ano passado.


Dos entrevistados, 23,9% dos turistas de Florianópolis eram estrangeiros. O turista argentino, com 19,2% do total, foi o maior contigente, seguido pelo uruguaios (2,9%) e chilenos (2,2%). Os gaúchos foram o maior grupo (34,1%), seguido pelos paulistas (12,9%) e paranaenses (10,2%). Dos visitantes de Floripa, 24,1% estiveram aqui pela primeira vez e 41,5% são fiéis, ou seja, já vieram 5 vezes ou mais. Da temporada passada para esta, a cidade apresentou um aumento de 7% no faturamento.


Novidades desta temporada


Na temporada 2023/2024, Florianópolis apresentou mudanças em relação aos anos anteriores. A praia dos Ingleses, com alargamento finalizado em março de 2023, teve mais espaço desde o começo deste verão. Jurerê também recebe mais areia e comporta mais visitantes a partir da obra. No período de um ano, somando as duas praias, são mais de seis quilômetros de extensão alargados. A Prefeitura de Florianópolis implementou também novas duchas em dezenas de praias, em conjunto com a instalação de banheiros químicos.


O Alô Saúde Floripa serviu como ferramenta essencial para facilitar o atendimento em saúde de visitantes e, consequentemente, moradores da região. Isso porque ao invés de procurar diretamente as Unidades de Pronto Atendimento, o turista teve a possibilidade do teleatendimento, com orientações em saúde e, inclusive, atendimento médico por vídeo. Apenas entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, período de grande movimentação no município, mais de 32.700 atendimentos foram realizados por meio da ferramenta, que possibilita mitigar a sobrecarga dos serviços presenciais de saúde.


"Esses resultados só mostram que Florianópolis está preparada para receber visitantes", retrata Zena Becker, secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis. "Sabemos que a evolução constante de uma cidade é de extrema importância, mas conferir esses dados mostra que podemos receber muito bem quem quer conhecer Floripa".