Florianópolis realiza campanha de imunização contra a gripe; saiba quem pode vacinar

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início à Campanha de Vacinação contra a Gripe nesta quinta-feira (21). A antecipação da campanha é realizada em conformidade às orientações do Ministério da Saúde. Os imunizantes estarão disponíveis até às 12h nos Centros de Saúde, Espaço Imuniza e Van da Vacinação. A campanha ocorre desta quinta-feira até o dia 31 de maio de 2024.


"A decisão de antecipar a campanha, que geralmente ocorre entre abril e maio, se deu por conta do aumento da circulação de vírus respiratório no país. A imunização é essencial para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença ao longo de todo o ano. A vacinação ainda evita a sobrecarga nos nossos serviços de saúde", explica a gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.


A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, pelo menos, 90% das crianças, idosos, gestantes e puérperas inclusos nos grupos prioritários. Confira todos os grupos:


- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Idosos com 60 anos ou mais;

- Trabalhador da Saúde;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Professores do ensino básico e superior;

- Povos indígenas;

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

- Profissionais das Forças Armadas;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

- Trabalhadores Portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.


_*Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias._


Em Florianópolis, os primeiros dias da Campanha de Vacinação Contra a Gripe terão atenção especial nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com a ida dos profissionais até os locais para a imunização. Para os demais, a vacina estará disponível em todos os 50 Centros de Saúde do município, no Espaço Imuniza (R. Esteves Júnior, 89 - Centro) e na Van da Vacinação (localização e horários divulgados nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde). Para a imunização, é necessário apenas estar com documento com foto.


"Durante a campanha de vacinação contra a gripe, nós vamos intensificar também a imunização contra a Covid-19. A ideia é aproveitar a ida aos postos para atualizar a caderneta de vacinação daqueles que possuem indicação e ainda não realizaram ou estão com doses em atraso", reforça Ana Cristina Vidor.