Previsão Climática para o trimestre Abril, Maio e Junho de 2024

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

No trimestre abril, maio e junho, que representa a maior parte do outono e o início do inverno, as chuvas diminuem em boa parte de Santa Catarina se comparado aos meses anteriores. Em abril, são esperados volumes entre 125 mm e 150 mm na porção oeste, enquanto nas demais áreas os valores ficam próximos ou abaixo de 100 mm. Em maio, com a proximidade do inverno, as frentes frias se tornam mais frequentes e os volumes de chuva aumentam ligeiramente no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, ficando entre 125 e 200 mm, mas continuam próximos a 100 mm nas demais áreas do estado. Em junho não há mudanças na maior parte de SC, porém os acumulados de precipitação caem novamente nas áreas litorâneas da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com valores próximos ou abaixo de 100 mm. As temperaturas nos meses de abril e maio ainda respondem ao padrão de outono, apresentando no geral grandes amplitudes térmicas, já em junho a incursão de massas de ar frio se tornam mais frequentes e acabam mantendo as temperaturas em limiares mais baixos, caracterizando assim o início do inverno.



PREVISÃO


No próximo trimestre, o fenômeno El Niño caminha para a neutralidade (Figura 1). Apesar disso, a atmosfera demora para responder ao enfraquecimento do fenômeno, ou seja, ainda são esperadas chuvas dentro a acima da média, especialmente no litoral em abril e maio. Com a tendência de resfriamento, deve-se caracterizar o fenômeno da La Niña no decorrer do inverno, no trimestre Junho-Julho-Agosto.



Figura 1. Gráfico da probabilidade trimestral de evnetos de el Niño, La Niña e neutralidade. Fonte: IRI/CPC.



Quanto às temperaturas, são esperadas temperaturas mais quentes do que a média no trimestre. Ainda que sejam observadas o avanço de massas de ar mais frias para o estado, estes sistemas não devem ser duradouros, por outro lado, há possibilidade de dias consecutivos mais quentes (conhecidos popularmente como veranicos). Vale destacar que apesar das temperaturas acima da média para a estação, ainda devem ficar abaixo das temperaturas em relação ao verão, com manhãs ligeiramente mais frias e tardes amenas.