Florianópolis promove Dia D da Vacinação contra gripe e dengue neste sábado

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D da Vacinação neste sábado (13). A iniciativa tem como foco a imunização contra a gripe e a dengue, além da atualização geral da carteira vacinal da população. A ação busca promover a ampla vacinação da comunidade com cerca de 30 locais disponíveis, a fim de ampliar as taxas de cobertura no município. Dentre as opções, estão os Centros de Saúde, o Espaço Imuniza e a Van da Vacinação.


As unidades de saúde que estarão abertas este sábado, das 8h às 17h, são: _Monte Cristo, Novo Continente, Abraão, Capoeiras, Vila Aparecida, Sapé, Jardim Atlântico, Trindade, Saco dos Limões, Saco Grande, Monte Serrat, Itacorubi, Agronômica, Rio Tavares, Campeche, Costeira do Pirajubaé, Alto Ribeirão, Tapera, Armação, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho, Ponta das Canas, Canasvieiras e Ingleses_. A população também poderá se vacinar no _Espaço Imuniza (localizado na Rua Esteves Júnior, 89 - Centro)_, entre 8h e 17h, e na _Van da Vacinação_, que estará das 9h às 16h em frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen).


Durante o sábado, a vacina contra a gripe estará disponível em todos os locais mencionados, exclusivamente para os grupos prioritários. O imunizante contra a dengue é destinado para crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, e estará disponível em todas as unidades citadas, com exceção da Van da Vacinação. Além disso, os demais imunizantes do calendário vacinal (exceto Varicela), incluindo as vacinas contra a Covid-19, estarão à disposição para que toda a população tenha a oportunidade de atualizar as doses.


Até esta quinta-feira (11), quase mil doses do imunizante contra a dengue foram administradas na Capital. Em relação à vacina contra a influenza, mais de 29 mil doses foram aplicadas nos grupos prioritários. Apesar do bom índice geral, a cobertura específica da vacinação contra a gripe em crianças de 6 meses a 6 anos está em 5%. Essa taxa levanta um alerta para a importância da participação deste público no Dia D, a fim de garantir a vacinação, visando prevenir complicações e casos graves da doença.