ATUALIZAÇÃO QUARTA-FEIRA: Governo de SC confirma 14 casos de Covid-19, Florianópolis tem 5

Florianópolis tem 5 casos confirmados, o Estado passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3)

Foto: Arquivo divulgação

Foto: Arquivo divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 14 casos do novo coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina, nesta quarta-feira, 18. Entre os casos, quatro são de transmissão comunitária, quando a origem do contágio não é identificada. Este cenário levou o governador Carlos Moisés a, na noite de terça-feira, decretar situação de emergência e restringir todos os serviços que envolvem atendimento ao público e não são considerados essenciais.

Ao ter o primeiro registro de transmissão comunitária o Estado passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3). As cidades com casos confirmados são Florianópolis (5), Braço do Norte (2), Rancho Queimado (2), Tubarão (2), Balneário Camboriú (2) e Joinville (1). Um dos pacientes está internado em unidade hospitalar, ele não é idoso e não tem doenças crônicas, o que reforça a importância de todos se prevenirem.

Santa Catarina tem 177 casos suspeitos. Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira o governador Carlos Moisés disse que há pacientes com suspeita da doença COVID-19 em todas as regiões do Estado. "Isso é importante para que a população entenda as medidas que foram tomadas pelo governo do Estado. A partir do momento que temos 14 casos confirmados eles podem se potencializar em questão de dias e precisamos tomar medidas ágeis para evitar a aglomeração de pessoas e a propagação deste vírus", destacou.

A atualização dos casos está disponível no site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

A melhor forma de combater a propagação do novo coronavírus no Estado é a prevenção. Por isso, na noite de terça-feira, 17, o governador Carlos Moisés emitiu um decreto proibindo a realização de qualquer atividade que envolva reunião de pessoas no Estado, exceto serviços essenciais, em regime de quarentena, por sete dias. A medida visa proteger a saúde dos catarinenses.

Florianópolis tem cinco casos de coronavírus confirmados

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que há cinco casos confirmados por infecção do novo coronavírus em Florianópolis.

Os dois últimos casos divulgados pela coletiva do Estado de Santa Catarina e confirmados pela Vigilância de Florianópolis já estavam sendo acompanhados. O quarto caso confirmado é de uma mulher, de 45 anos, que recentemente viajou para França, Itália e Portugal. Ela está em isolamento domiciliar e com quadro leve da doença.

O quinto caso confirmado é de um homem, de 39 anos, que chegou recentemente de uma viagem de São Paulo. O homem está na UTI em um hospital particular de Florianópolis, até o momento não há informações sobre o seu contato com casos confirmados, mas, a Vigilância está em investigação do caso.

Todos os familiares estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, que faz contatos diários por telefone.